Blog

Tillandsias – O que são plantas aéreas e como cuidar delas?

in Jardim/Horta

Tillandsias - O que são plantas aéreas e como cuidar delas?

Tillandsia L. é um género botânico pertencente à família Bromeliaceae e subfamília Tillandsioideae. Estas são também conhecidas por plantas aéreas.

São encontradas em montanhas, bosques e desertos da América Central, América do Sul, México e sul dos EUA. No Brasil existem cerca de 40 diferentes espécies de Tillandsias. Tillandsias - O que são plantas aéreas e como cuidar delas? Esta planta de interior de aspecto atraente desenvolve-se bem no interior de casas ou estufas. Estas não necessitam de solo pois a água e os nutrientes são absorvidos através das folhas. As tillandsias utilizam as raízes somente para fixação. As tillandsias são resistentes e capazes de suportar extremos climatéricos em Portugal continental: tanto a falta de humidade no verão bem como o frio intenso no Inverno. Nenhuma tillandsia aprecia escuridão nem sol directo no verão. Tillandsias - O que são plantas aéreas e como cuidar delas?

Cuidados a ter

Se a sua planta aérea se encontra meia murcha,  pouco viçosa e com tonalidades acastanhadas pode ser sinal de que está a necessitar de água.

Como reanimar uma planta aérea

1. No caso das pontas das folhas começarem a adquirir uma tonalidade acastanhada prepare um banho para a sua planta aérea. Deverá fazer uma imersão durante uma noite para que a planta absorva a água de que tanto necessita. No dia seguinte, retire-a da água, sacuda-a bem e volte a pendurá-la. As plantas aéreas não necessitam de ser plantadas na terra, mas precisão absorver a humidade presente no ar – através das suas folhas. Mas por vezes essa humidade não é suficiente para manter a sua planta saudável. Recomenda-se que dê um banho de imersão durante 1h, uma vez por semana na altura do verão (ou borrifá-las). No inverno esse banho deverá ser feito de 3 em 3 semanas. Use água filtrada, de nascente ou mesmo água da chuva. Caso use água da torneira, deixe a água em repouso durante 24h  (para que o cloro evapore) antes de mergulhar a planta. Tillandsias - O que são plantas aéreas e como cuidar delas? 2. As folhas mortas devem ser removidas – puxe-as suavemente até que se soltem do caule. Se ao fazer este procedimento a planta se desmanchar por completo, dificilmente conseguirá salvá-la. Mas caso retire as folhas velhas e as internas se mantiverem verdes é sinal de que a sua planta irá dar a volta. Tillandsias - O que são plantas aéreas e como cuidar delas? 3. Se notar que a planta está a começar a murchar mas mantém a tonalidade verde provavelmente é sinal de que absorveu demasiada água ou que não a sacudiu bem depois do banho de imersão.

Onde comprar

Encontram facilmente estas plantas em centros de jardinagem e lojas agrícolas. Tillandsias - O que são plantas aéreas e como cuidar delas?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *