Blog

Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas!

in Jardim/Horta

Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas!

Todas as plantas necessitam de uma combinação certa de nutrientes para se manterem viçosas. Mas, por vezes, estas sofrem deficiências nutricionais.

As deficiências nutricionais devem-se ao desequilíbrio de nutrientes presentes nos solo dos jardins e das hortas.

Tal como o nosso corpo, quando uma planta está desnutrida esta irá mostrar algum tipo de sintoma. Infelizmente, nem sempre os sintomas são fáceis de se notar.

As raízes só conseguem alimentar eficazmente a planta se existirem as condições certas no solo. Os 3 factores mais importantes são: a temperatura, a humidade e o pH do solo.
Se estes factores não estiverem em equilíbrio de nada vale a presença dos nutrientes no solo.

Leia também:

Micronutrientes – Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas

Macronutrientes – Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas

 

 

Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas!

 

Deficiências nutricionais das plantas

Boro

Os caules e as raízes das plantas começam a escurecer no interior. As plantas começam a ficar secas e quebradiças. Os pontos de crescimento da planta acabam por morrer. O excesso de boro também pode causar problemas semelhantes.

Culturas mais afectadas: morango, milho, uva, laranja, limão, verduras e leguminosas em geral.

Solução: adicione pó de algas marinhas antes da próxima cultura.

 

Ferro

As pontas e os rebordos das folhas começam a ficar ruças. As folhas jovens começam a amarelecer, mas as nervuras mantêm-se verdes. Em casos mais graves, os pontos de crescimento da planta acabam por morrer.

Esta carência verifica-se sobretudo nos solos alcalinos.

Culturas mais afectadas: árvores frutíferas em geral

Solução: adicione quelatos de ferro.

 

Manganês

Sintomas variáveis. Geralmente, o crescimento abranda e as folhas amarelecem entre as nervuras. A morte dos tecidos causa pequenas manchas nas folhas.

Culturas afectadas: batata, milho e citrinos.

Solução: utilize estrume ou adubo líquido à base de algas marinhas.

 

 

Azoto

As plantas começam a apresentar um crescimento muito lento e um aspecto amarelo-esverdeado. As folhas antigas tornam-se amarelo-esverdeadas ao longo das nervuras e acabam por morrer rapidamente.

Solução: adicione farinha de sangue.

 

Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas!

 

Potássio

Sintomas variáveis. As plantas apresentam crescimento lento e começam a ficar azul-esverdeadas. Os rebordos e as nervuras das folhas antigas começam a ficar ruços. As folhas começam a cobrir-se de manchas castanhas.

Solução: adicione potássio orgânico ou sulfato de potássio de origem natural; estrume de galinha em composto, a cinza e as folhas de bananeira também ajudam a melhorar igualmente os níveis potássio no solo.

 

Cálcio

As folhas começam a deixar de crescer e acabam por morrer. Há um amarelecimento geral na planta. Os pontos de crescimento são afectados e o desenvolvimento das raízes é fraco.

Solução: adicione estrume.

 

Magnésio

O rebordo das folhas começam a ficar verde-pálido ou amarelado. As extremidades dos rebentos e as nervuras das folhas velhas mantêm-se verdes. As folhas acabam por morrer rapidamente.

Solução: pulverize com uma solução de sulfato de magnésio.

 

Molibdénio

Sintomas variáveis. As folhas começam a ficar com um tamanho mais reduzido e há um abrandamento do crescimento.  Apesar de manterem a cor verde, começam a deformar-se e a apresentar clorose e mosqueados de cor castanha. Podem também apresentar zonas necróticas na ponta das folhas. Acaba por haver uma morte prematura das folhas.

Culturas mais afectadas: milho, feijão, tomate e outras leguminosas.

 

Fósforo

Algumas plantas não apresentam sintomas visíveis, mas, em geral, o crescimento é lento e as folhas da base podem ficar de cor violeta. As folhas mais antigas podem morrer rapidamente.

Solução: adicione cinza de madeira, farinha de ossos ou fosfatos naturais no caso de solos ácidos. O estrume das galinhas é também uma boa fonte de fósforo mas é muito concentrado e tem de ser transformado em composto ou diluído antes da aplicação.

 

Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas!

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *