Aprenda a plantar batatas na sua varanda usando baldes
O cultivo de batatas em baldes é uma excelente opção para agricultura urbana e pessoas com espaço limitado.
Cultivar batatas num balde poupa espaço, reduz o risco de danificar as batatas com a pá quando chega a hora da colheita e reduz também o risco de exposição a pragas e fungos.
Quando as suas batatas estiverem prontas a colher basta virar o balde ao contrário!
Plantar batatas em baldes
1 – Comece por escolher o recipiente onde quer fazer o seu cultivo. O recipiente ideal deve ter 1 metro de altura (barril) mas também poderá usar um balde grande.
Quanto maior for o recipiente mais batatas irá produzir.
2 – Faça uma série de furos no fundo do balde que escolheu para ajudar a drenar as águas. Uma boa drenagem é fundamental para que as suas batatas se mantenham saudáveis.
Caso o balde esteja sujo lave-o com uma mistura de água oxigenada e sumo de limão.
3 – Escolha as batatas greladas que vai enterrar.
Use as batatas que tem em casa para semear o seu “batatal”.
Ponha algumas batatas (já com alguns rebentos) numa caixa de ovos. O lado com o maior número de rebentos deve ficar virado para cima. Outra alternativa é dispôr as batatas num saco de papel aberto – quando os rebentos tiverem 1 a 2cm já podem ser plantados.
4 – Preencha o fundo do balde com 15cm de terra solta juntamente com composto. Deverá misturar um pouco de turfa para ajudar a reter a humidade e evitar que o solo se torne muito compactado.
5 – A seguir disponha algumas batatas sobre a camada de terra, que acabou de preparar. Certifique-se que deixa bastante espaço entre elas.
As batatas a usar podem ser inteiras mas também pode usar pedaços de batata que contenham algum rebento.
6 – Tape as batatas com mais 15cm de terra adubada e regue.
7 – Mantenha sempre a terra bem húmida, mas não em demasia, para não encharcar.
8 – Quando as mudas atingirem 15 a 20cm deverá adicionar outra camada de terra até cobrir 50% a 75% do caules e das folhas. Repita este processo até que as plantas cheguem ao topo do balde.
O feijão é um óptimo companheiro para as suas batatas.
9 – Ao final de, mais ou menos, 10 semanas ou quando, após o florescimento, a planta começar a ficar amarelada é sinal de que as batatas devem estar prontas.
10 – Com as suas mãos tente inspeccionar a camada mais alta para ver se encontra batatas. Depois de confirmar as suas suspeitas basta virar o balde ao contrário e apanhar a sua, tão desejada, recompensa!
Este método de cultivo de batatas também pode ser feito em sacos:
Após a primeira colheita, guarde algumas batatas para usar como sementes para o próximo cultivo.
Se gostou deste artigo, não se esqueça de consultar o nosso calendário agrícola para saber quando deve plantar as suas batatas: