Blog

Como semear rúcula em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Como semear rúcula em canteiros ou vasos

O nome científico da rúcula é Eruca sativa. Uns acham-na bastante picante, outros não passam sem ela – a rúcula é uma planta que dá um toque especial aos vossos pratos.

O seu consumo traz benefícios ao nosso organismo como é o caso das vitaminas A, C e K, antioxidantes e minerais. Se quiserem saber mais sobre os benefícios do consumo de rúcula leiam também:

Rúcula - Propriedades e indicações terapêuticas

Propriedades e indicações terapêuticas da rúcula

Trata-se de uma planta anual cujas flores e folhas são comestíveis. A rúcula pode ser consumida crua, refogada, salteada, cozida, etc.

As folhas tem um sabor picante e amargo, sendo que as folhas mais jovens, ou as folhas colhidas de plantas cultivadas em um clima mais frio, tendem a ser menos amargas e assim são consideradas como as mais saborosas para consumo em saladas. As sementes também podem ser consumidas, e são algumas vezes utilizadas no lugar das sementes de mostarda.

Como semear rúcula em canteiros ou vasos

Como semear rúcula

A rúcula pode ser semeada em canteiros mas também pode ser plantada em vasos ou floreiras. Se optarem por semeá-la em recipientes estes não têm de ter uma grande profundidade, bastam ter aproximadamente 1 palmo de altura.

Sementeira / plantação

Pode ser semeada durante quase todo o ano. Pode ser cultivada no campo, hortas, jardins e em vasos / floreiras.

A rúcula é muito adaptável, mas prefere climas temperados.

As sementes devem ser semeadas superficialmente ou a uma profundidade não superior a 0,5 cm no solo. As sementes germinam, normalmente, ao final de 4 a 8 dias.

Quando as plantas atingem cerca de 10 cm de altura, o excesso de plantas pode ser colhido para que seja atingido um espaçamento adequado. Se for conveniente, as sementes também podem ser semeadas em sementeiras, com as mudas sendo transplantadas assim que estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas.

O espaçamento entre plantas deve ser de 25cm entre elas e 30 cm entre linhas.

Colheita

Esta planta, na época da colheita, atinge de 10 a 30 cm de altura, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo. Durante a floração, pode chegar a atingir entre 50 a 100 cm de altura.

A colheita da rúcula pode ser feita a partir de 20 a 65 dias. À semelhança da alface pode arrancar toda a planta ou colher apenas as folhas bem desenvolvidas, neste caso a colheita pode estender-se por semanas. Em qualquer caso, a colheita deve ser feita antes da planta começar a florescer, pois nessa altura as folhas são normalmente muito amargas.

Luz e temperatura

Gosta de exposição ao sol moderado ou meia sombra.

No outono e inverno pode ser cultivada com sol directo o dia todo. Já no verão convém ter sombra parcial durante as horas mais quentes do dia.

Tipo de solo

O solo deve ser bem drenado e fértil rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Regas

Gosta de regas frequentes para que o solo se mantenha sempre húmido mas não demasiado encharcado.

Como semear rúcula em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *