Blog

Aprendam a crescer árvores de fruto a partir dos caroços!

in Jardim/Horta
Aprendam a crescer árvores de fruto a partir dos caroços!

Plantar árvores de fruto é em tudo igual à plantação de sementes em geral.

As sementes (caroços) querem apenas boa terra, água e a necessária temperatura e exposição solar para germinar e crescer de forma saudável!

Ao mesmo tempo, em vasos (com alguma dimensão, entre 30 a 50 litros por exemplo) é possível manter diversas espécies de árvores de fruto – pelo que um quintal ou varanda é mais que suficiente para ter fruta ao longo do ano.

No entanto, algumas frutas – para serem realmente produtivas – devem ser enxertadas num porta-enxertos, que é basicamente uma árvore que se usa apenas para suporte (tronco e raízes) de modo a tornar uma espécie mais produtiva (mais fruto e maior). Neste enquadramento encaixam-se os citrinos (laranja, limão, tangerina, toranja, lima, etc.), as pereiras e as macieiras. Apesar disto, tanto para Bonsai como para frutos mais pequenos (não deixam de ser saborosos) pode também semear de semente estas variedades. Nestes casos o recomendável é mesmo semear um porta-enxertos e depois enxertar um galho de uma destas árvores (escolhendo uma variedade que mais goste e seja apropriada às suas condições edafoclimáticas).

Aprendam a crescer árvores de fruto a partir dos caroços!

Um bom exemplo de porta-enxertos, muito rústico e que de um modo geral aguenta todas as demais variedades é o marmeleiro – e este é fácil de semear de semente. Uma boa estratégia será semear alguns marmeleiros em vasos e depois enxertar uma pereira, macieira ou citrino do seu agrado (ou todas mesmo!)

No entanto, apesar desta questão do porta-enxertos, existem muitas árvores de fruto que podem ser semeadas directamente do seu caroço ou semente. Para estas o processo é muito simples, só o tempo necessário à árvore para se desenvolver e frutificar vai exigir mais paciência!

Árvores de fruto que pode crescer de semente (ou caroço)!

De um modo geral, as árvores e arbustos da família das prunóideas (designação dada ao género Prunus, da família das rosáceas) pegam todas de semente: marmeleiro, ameixeira, abrunheiro, cerejeira, ginjeira, damasqueiro, nectarina e pessegueiro. Claro que cada uma terá as suas particularidades, pelo que deve primeiro escolher e depois informar-se sobre a altura do ano e método de plantação para cada variedade – algumas serão semeadas na primavera, outras no outono, como a cerejeira por exemplo.

Aprendam a crescer árvores de fruto a partir dos caroços!

Outras espécies de árvores muito fáceis de plantar de semente são as nespereiras, as pêra-abacate, e mesmo plantas exóticas como a manga, a anona, a feijoa – que em alguns climas de Portugal é possível produzir (a manga cresce no sul de Portugal, a anona na Madeira e a feijoa até gosta de algum frio).

Para fazer crescer a sua árvore recomendamos alguns princípios: escolher sempre um fruto com bom aspecto e sabor, preferencialmente de modo de produção biológico e o mais local possível (se for da região onde se encontra já estará mais adaptado ao seu clima).

Note também que em termos de polinização – para frutificar – deve considerar o meio envolvente: se estiver numa zona urbana com poucos jardins e mesmo árvores de fruto provavelmente terá de plantar 2 árvores de uma variedade para que se possam polinizar uma à outra. Aprendemos com os antigos que “a nespereira gosta de ver outra”, por exemplo, sendo o mesmo aplicável à pêra-abacate. Para atrair insectos polinizadores, nada melhor que somar umas aromáticas (alfazema, alecrim, tomilho, camomila, etc.) e uma plantas comestíveis (chagas, calêndulas, gerâneos e cravinas, por exemplo).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *