Lewisia – Aprenda a cuidar desta suculenta de flores maravilhosas
Esta é sem dúvida uma das mais bonitas suculentas ornamentais – reparem nas flores!
A lewisia é uma das poucas suculentas perenes e resistentes que floresce de uma forma espetacular e duradoura!
Esta planta pertence à família das Portulacas tal como as beldroegas e a beladona. É muito fácil de cultivar sendo perfeita para iniciantes.
É considerada uma planta alpina (nativa da América do Norte), pode ser encontrada em rochas, paredes e muros. Cresce em altitudes de 1500-2300 metros acima do nível do mar. Prefere florestas de pinheiros, encostas abertas, desertos, etc.
A sua folhagem é disposta em rosetas, carnuda, persistente não excedendo os 10 a 15cm de altura ( e os 20 a 30 cm com a flor). Entre o final da Primavera e o meio do Verão nascem finos caules com flores na ponta. As flores são bastante coloridas variando entre o rosa, salmão, vermelho, laranja, amarelo, branco, etc.
Lewisia
Existem diversas variedades sendo a mais comum Lewisia cotyledon. Outras que também se podem encontrar à venda são:
- L. rediviva
- L. longipetala
- L. columbiana
Cultivo
Se utilizar vasos é necessário transplantar as plantas na primavera e no outono.
No verão é aconselhável levar os vasos de flores para o ar fresco e no inverno mantê-los num local protegido da chuva.
Tipo de solo
Esta planta gosta de solos ácidos ou levemente ácidos. Necessita de um solo drenado e solto com mistura de turfa, areia e calcário. Não suporta solos demasiado encharcados, especialmente no inverno.
Ofereça-lhe um solo fértil apesar dela sobreviver em solos pobres pois na Natureza o seu habitat é o cascalho.
Luz e temperatura
É uma planta que gosta de sol mas não em excesso. Sombra parcial é o ideal.
É bastante resistente à geada e tolera mais facilemnte o frio do que o calor.
Em meses especialmente quentes pode parar de crescer e até começar a murchar para entrar num período de descanso. Mas quando as condições de temperatura se tornarem novamente adequadas a lewisa retomará a sua floração.
Regas
A lewisia tolera ausências prolongadas de regas, especialmente durante as férias de verão.
Quando plantada em solo aberto não precisa praticamente de rega a não ser nos meses mais secos.
A rega deve ser feita com bastante cuidado não permitindo que haja humidade entre as folhas e as flores. Certifique-se de que as folhas inferiores não entram em contacto com o solo molhado pois pode estragar a aparência da planta.
Floração
A floração normalmente dá-se entre Abril e Agosto, consoante a variedade e o cima onde se encontra.
Propagação
Pode ser feita através de sementes ou por divisão da planta.
Separe os rebentos laterais no início do verão e plante-os imediatamente no solo. Não há necessidade de regar. As estacas irão criar raíz no inverno e na primavera podem ser transplantadas para um local permanente.
Poda
Não é necessário fazer qualquer poda. Quando as flores murcham estas esperam até que o pedúnculo esteja completamente seco e acabam por soltá-lo.
Pragas
Esta planta raramente adoece. Mas quando acontece normalmente deve-se à podridão cinzenta. Para combater este fungo é necessário remover todas as partes da plantas danificadas, reduzir a rega e a adubação,e aplicar um fungicida natural:
As lesmas por vezes gostam de se alimentar das suas folhas. Também podem ser atacadas pela mosca-da-cebola e por pulgões.
ofereceram-se uma Lewisia com flores salmão, está num vaso pequeno , local onde veio plantada , da florista, pergunto já tenho que a transplantar para outro vaso, e que tipo de vaso retangular ou redondo, gostaria de receber indicações ,obrigada