Blog

Guia para aprender a plantar e a colher espinafres em vasos e canteiros

in Jardim/Horta
Guia para aprender a plantar e a colher espinafres

Os espinafres são uma cultura fácil e requerem pouca manutenção. O mais importante a ter em conta é a altura de semeá-los.

O espinafre é uma planta bastante rica em nutrientes. Não é à toa que os nossos pais nos ensinaram que se comermos espinafres ficamos fortes como o Popeye!

Podem ser consumidos crús em sumos e saladas ou cozinhados.

Guia para aprender a plantar e a colher espinafres

Como plantar espinafres

Quando semear

Esta é uma planta fácil de crescer a partir das sementes. Estas podem ser semeadas em Fevereiro, Março, Abril, Setembro, Outubro e Novembro.

São muito sensíveis ao calor, por isso se as sementes forem plantadas tarde demais não irão germinar. E como não gostam de ser transplantados devem ser semeados já no local definitivo.

Esta é uma cultura que não exige muito espaço por isso podem produzir espinafres em canteiros, na vossa horta ou jardim como também em vasos – para quem não tem tanto espaço.

Como o espinafre prefere o frio, as sementes devem ser semeados cerca de 4 a 6 semanas antes da última data de geada ou assim que o solo estiver pronto no início da Primavera. Podem também plantá-los no final do Verão se os quiserem colher no Outono. De qualquer forma convém sempre consultar as instruções presentes no pacote das sementes pois existem diferentes variedades de espinafres.

Como os espinafres crescem rápido não necessita fazer um planeamento com muita antecedência.

As geadas não irão matar a planta, mas o mesmo não se pode dizer de um onda de calor.

Se optar por semear as sementes em canteiros comece por “soltar” e fertilizar o solo.

Se optar por vasos escolha os que tiverem pelo menos 15 a 20 cm de profundidade. Também pode optar por usar caixas ou caixotes de madeira. Certifique-se que os recipientes que escolher têm uma boa capacidade de drenagem para evitar o aparecimento de fungos e do apodrecimento das raízes.

Se plantar espinafres no Outono (em zonas de climas amenos) mantenha os vasos num local ensolarado devido aos dias serem curtos e haver menor intensidade do sol. Se os plantar na Primavera e Verão mantenha os vasos num local onde receba alguma sombra, principalmente à tarde. Em climas subtropicais ou tropicais, coloque os vasos num local com bastante sombra.

Guia para aprender a plantar e a colher espinafres

Disponha as sementes com 5 cm de distância umas das outras, a uma profundidade de 2 cm. Quanto mais próximas estiverem maior será o desbaste que terá de fazer quando as plantas começarem a crescer.

Na altura do desbaste pode seleccionar as safras mais fortes e eliminar as fracas, de forma a que as primeiras obtenham a maioria dos nutrientes. Ao desbastar deixe 20 cm entre as plantas.

Ao tapar as sementes não compacte demasiado solo. Regue até que o solo fique húmido mas não encharcado.

As sementes demoram 5 a 9 dias a germinarem.

Organize os tempos de plantio durante a Primavera para uma colheita mais longa. Como os espinafres não demoram muito tempo a crescer vá semeando todas as semanas para ter colheitas consecutivas.

Tipo de solo

Não é muito exigente quanto ao tipo de solo, mas é preferível serem plantados em solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e húmidos.

Comece por preparar o solo – usando o fertilizante do seu compostor. Leia também:

Luz e temperatura

Esta cultura pode ser cultivada em pleno sol ou sombra parcial (preferível), mas adora protecção contra o sol forte. Eu gosto de cultivá-los em áreas com sombra parcial.

As temperaturas elevadas fazem com que a planta comece a espigar.

Regas

Os espinafres adoram água por isso nunca deixe o solo secar por completo. De qualquer forma não gostam de encharcamentos.

Parte do motivo pelo qual estas plantas não requerem grande manutenção é porque crescem durante as estações chuvosas (no Inverno recebem água através das geadas, na Primavera recebem chuva).

Evite molhar as folhas.

Guia para aprender a plantar e a colher espinafres

Manutenção

Em condições frias estas plantas não precisam de muita manutenção. Como têm um período curto de crescimento não terá que cuidar deles durante muito tempo.

Leia também:

Fertilização

Use somente fertilizantes orgânicos ou composto.

Colheita

Arranque as folhas maiores e deixe as menores para que estas possam crescer e serem mais tarde colhidas. Só não as deixe envelhecer demasiado para não se tornarem duras e amargas.

Por fim, colha a planta inteira ou o que dela restar.

Pragas e doenças

Míldio e ataque de lesmas e vermes.

Caso tenha optado por plantá-los em vasos não há grandes preocupações com as pragas pois pode controlá-las facilmente. No entanto, fique sempre atento ao aparecimento de pulgões, lesmas e lagartas.

Plantas companheiras

Eles também crescem bem misturados com outras culturas, como a abóbora ou feijão.

Como as colheitas de espinafres são feitas no início do Verão não há problema em plantá-los perto de abóboras, tomates e outras plantas que gostem de calor.

Leia também:

 

Guia para aprender a plantar e a colher espinafres

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *