Blog

Sabem porque se deve colocar fósforos nas plantas?

in Jardim/Horta
Sabem porque se deve colocar cabeças de fósforos nas plantas?

O mundo da jardinagem / agricultura está cheio de ideias que podem parecer bizarras! Uma delas é colocar cabeças de fósforos nas plantas!

As cabeças dos fósforos contêm substâncias importantes para as plantas. Mas como e porquê?

Já vai perceber porque esta dica é espetacular!

Porque devemos colocar fósforos nas plantas

Repelir pragas

Se está a notar que as suas plantas não estão a desenvolver-se bem apesar de as regar e fertilizar pode ser devido a pragas de mosquitos.

Às vezes é difícil ver os mosquitos. Estes vivem em solos de baixa qualidade e excessivamente irrigados. Infelizmente a fertilização pode contribuir para o aparecimento desta praga.

Pegue em 8 a 10 fósforos e enterre-os de cabeça para baixo na terra das suas plantas. Coloque os fósforos mais chegados às bordas do vaso. Faça as regas como normalmente costuma fazer. Mantenha os fósforos no vaso durante uma semana e vá verificando e se as suas cabeças se estão a dissolver na terra ou não. Em caso afirmativo, remova os fósforos antigos e substitua-os por novos. Repita este processo 3 a 4 vezes até se livrar dos mosquitos.

Sabem porque se deve colocar cabeças de fósforos nas plantas?

Fertilizante

Nem sempre é fácil determinar quanto fertilizante as nossas plantas necessitam.

Comece por colocar 10 a 15 paus de fósforos em cada vaso. Enquanto vai fazendo as regas os paus de fósforo vão libertando no solo: fósforo, magnésio e enxofre. Estes nutrientes ajudam a alimentar as plantas de forma lenta e constante.

Tenha em atenção que este processo não substitui por completo o uso de fertilizantes! Os paus de fósforos podem não fornecer a nutrição suficiente dado o seu tamanho. De qualquer forma certamente irá notar algumas melhorias.

Coloque 10 a 20 paus de fósforos à volta de cada planta. Certifique-se de que as cabeças dos fósforos estão devidamente enterradas no solo.

Sabem porque se deve colocar cabeças de fósforos nas plantas?

Evite colocar os fósforos próximo das raízes das plantas pois pode danificá-las.

Para fazer fertilizante líquido basta colocar vários paus de fósforo na água do regador. Assim que as cabeças dos fósforos se dissolverem na água use-a para regar as plantas.

Não utilize fósforos que já tenham sido acendidos como fertilizante. Quando acende um fósforo o magnésio e o enxofre oxidam. Portanto utilize sempre fósforos novos.

Estimular o crescimento das plantas

Os fósforos contêm clorato de potássio, fósforo, enxofre, uma pequena quantidade de magnésio e óxido de ferro.

Caso se tenha esquecido de fertilizar as suas plantas por falta de tempo esta dica pode ajudar a melhorar a saude das suas plantas.

O fósforo é um macronutriente presente nas cabeças dos paus de fósforo que dá força e rigidez aos caules das plantas, melhora a resistência das plantas contra pragas, etc.

O magnésio e o enxofre são outros dois macronutrientes que ajudam na produção de clorofila, o que significa que as plantas irão ter folhas mais verdinhas. A deficiência destes macronutrientes é facilmente identificada quando as folhas começam a ficar amarelas.

Esta dica é boa para plantas mantidas em vasos!

Se quiser saber mais deficiências nutricionais nas plantas, leia também:

Para além destas vantagens, os paus de fósforos também servem para tornar os nossos vasos “desconfortáveis” evitando que os nossos filhos de 4 patas os utilizem como camas!

Sabem porque se deve colocar cabeças de fósforos nas plantas?

Quer saber mais dicas para adoptar no seu jardim / horta? Leia também:

Esta dica pode ser utilizada em vegetais, ervas aromáticas e plantas ornamentais presentes tanto no exterior como no interior de casa.

Sabem porque se deve colocar cabeças de fósforos nas plantas?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *