Blog

Aprenda a cuidar desta planta chamada lágrimas-de-Nossa-Senhora

in Jardim/Horta
Aprenda a cuidar desta planta chamada lágrimas-de-Nossa-Senhora

A planta rasteira que parece uma almofada de alfinetes que requer poucos cuidados e é ideal para ter em casa!

Também é popularmente conhecida como “planta de contas de coral“, “coralito” ou “musgo de coral” e pertence à espécie Nertera granadensis.

As suas folhas são verdes, pequenas e arredondadas. Já as suas flores são pequenas e brancas, praticamente insignificantes e sem valor ornamental, mas quando polinizadas transformam-se em frutos – pequenas bagas de cor laranja avermelhado, que mais parecem alfinetes presos numa almofada.

O seu sistema radicular é pequeno e curto logo, quando plantada em vaso, este não necessita ter muita profundidade.

Aprenda a cuidar desta planta chamada lágrimas-de-Nossa-Senhora

Lágrimas-de-Nossa-Senhora

Esta planta floresce no final da Primavera e os seus, abundantes, frutos aparecem no final do Verão, durando vários meses.

Tipo de solo

Dê preferência para substrato com terra vegetal e turfa com perlita ou casca de árvore, pois tem que ser bem drenável.

Como tem um sistema radicular raso é melhor plantá-la em vasos com pouca profundidade numa mistura de terra vegetal e turfa com areia, perlita ou casca de árvore. Isto fará com que o solo se mantenha arejado.

Luz e temperatura

Prefere temperatura moderadas entre 13 a 18°C, mas tolera temperaturas até aos 26°C.

Caso esteja exposta a temperaturas de iguais ou superiores a 18°C durante a floração não irá produzir frutos vermelhos.

Necessita de bastante luz mas esta tem de ser indirecta. Caso apanhe luz directa, o sol irá queimar as folhas. O ideal será estar exposta a sombra parcial. Coloque-a numa janela virada para sul.

Se a planta for mantida a temperaturas muito quentes apenas irá produzir folhagem e nada de frutos.

Aprenda a cuidar desta planta chamada lágrimas-de-Nossa-Senhora

Regas

Gosta de humidade e de um solo uniformemente húmido.

À medida que as flores desabrocham e os frutos começam a nascer, durante a Primavera, aumente as regas para garantir que o solo se mantém húmido durante os meses de Verão.

As folhas devem ser borrifadas diariamente durante o período de floração até que os frutos comecem a nascer. Não borrife com muita frequência, para não a encharcar em demasia, caso contrário a planta irá apodrecer.

Espere até que o solo seque entre as regas durante os meses de Outono e Inverno e mantenha a planta num local onde a temperatura esteja acima dos 8ºC.

Propagação

É feita através de divisão. Esta planta também pode ser cultivada a partir de estacas durante a Primavera ou através de sementes.

Faça os transplantes na Primavera e somente caso seja necessário.

Aprenda a cuidar desta planta chamada lágrimas-de-Nossa-Senhora

Manutenção e fertilização

Para estimular a floração e a produção de frutos, mova a planta para o exterior durante a Primavera. Mas convém ser uma zona com sombra parcial para a proteger do sol forte.

À medida que as bagas ficam pretas e começam a morrer devem ser cuidadosamente removidas da planta. Os cuidados a ter com esta planta pode incluir a propagação: separe, gentilmente, os aglomerados (divisão) e transplante-os para vasos em separado.

Fertilize a planta todos os meses com um fertilizante solúvel em água. Diluia o fertilizante, pela metade, durante os meses de Primavera e Verão até que comece a dar flores.

Pragas e doenças

As lágrimas-de-Nossa-Senhora são bastante resistentes a pragas e doenças.

Toxicidade

Segundo o livro Poisonous Plants: A Handbook for Doctors, Pharmacists, Toxicologists, as bagas (frutos) podem ser ligeiramente venenosos tanto para crianças como para animais, que apresentam sintomas moderados depois de os consumirem em grandes quantidades.

Aprenda a cuidar desta planta chamada lágrimas-de-Nossa-Senhora

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *