Blog

Como cultivar a Costela-de-Adão com as raízes em água – hidroponia

in Jardim/Horta
Como manter a Costela-de-Adão com as raízes em água - hidroponia

Uma forma bastante original e bastante atractiva para manter Costelas-de-Adão! Vai adorar pois ficam lindas!

Esta planta de origem mexicana e resistente a climas tropicais tem como nome científico: Monstera Deliciosa. Sabia que os seus frutos são comestíveis?

Depois do nosso artigo sobre como cultivar antúrios com as raízes em água recebemos muitas perguntas se também seria possível fazer o mesmo com a Costela-de-Adão. Pois bem, a resposta é que também resulta! Leia também o nosso artigo sobre os antúrios:

Aprenda a purificar facilmente o ar de sua casa com plantas

Como cultivar antúrios com as raízes em água – hidroponia

Esta é uma forma bastante moderna de manter as plantas. Basta uma jarra de vidro e água.

A jarra, sendo transparente, é uma forma de ir acompanhando e vendo o crescimento das raízes da planta. Para além disso fica lindo em qualquer parte da casa.

As vantagens são muitas:

  • fica mais barato ao longo do tempo – a água é mais barata que a terra para vasos que também deve ser trocada de vez em quando.
  • é mais fácil – só necessita ir trocando a água de vez em quando;
  • o cultivo de plantas em água reduz o aparecimento de pragas – os mosquitos colocam os seus ovos na terra e alimentam-se da matéria orgânica em decomposição. Desta forma, basta dar umas chuveiradas na planta sem se preocupar com o desperdício de terra;
  • pode verificar o estado das raízes facilmente – quando se transfere uma planta criada com terra para um recipiente com água deve-se ficar atento à podridão das raízes. Assim que apareça algum vestígio de podridão, deve cortar essa parte da raíz imediatamente para que não se propague para o resto da base da planta;
  • não tem de se lembrar das regas como também evita regas em excesso que podem acabar por matar a planta;
  • cultivar plantas num recipiente com água ocupa menos espaço do que um vaso cheio de terra.

Quanto às desvantagens:

  • idealmente irá necessitar de um fertilizante pois as plantas que são cultivadas em água necessitam de micronutrientes, bem como de macronutrientes normalmente encontrados em fertilizantes para plantas;
  • aparecimento de algas – é possível que haja o aparecimento de algas nas raízes das plantas. Para combater esta situação deve lavar cuidadosamente as raízes da planta sempre que houver aparecimento de algas. Outra forma para reduzir o aparecimento das algas é utilizar uma jarra opaca.
Como manter a Costela-de-Adão com as raízes em água - hidroponia

Esta planta quando mantida em água não cresce tanto quanto as que são cultivados em terra. Se tiver um espaço limitado isto pode ser uma vantagem. No entanto, se preferir que a planta cresça bastante, tanto em altura como em largura, poderá ser necessário transplantá-la para um vaso com terra ao final de um tempo. Se for o caso, leia também este nosso artigo:

As Costelas-de-Adão e os antúrios não são as únicas plantas que podem cultivar em água. Leia também:

Cultivar costela-de-Adão em hidroponia

É possível cultivar a Costela-de-Adão (Monstera Deliciosa) somente em água se:

  • limpar bem a terra presente nas raízes
  • trocar a água com frequência
  • utilizar um fertilizante adequado para hidroponia

Limpeza das raízes

Sempre que passa uma planta do solo para a água deve limpar muito bem a terra presente nas raízes. Caso não realize esta etapa correctamente irá impedir que o oxigénio chegue até às raízes causando o apodrecimento destas.

Lave as raízes com água morna e não fria um choque nas raízes.

Utilize um recipiente de vidro de boca larga

Se o recipiente de vidro tiver uma abertura larga irá facilitar o processo de transferência da planta sempre que trocar a água.

Aumentar a luz, temperatura e humidade

Este é um bom conselho para sempre que desejar modificar algo na vida das suas plantas.

Ao aumentar a luz, a temperatura e a humidade irá dar à planta aquela energia extra de que ela precisa para ajudar a evitar entrar em choque.

De qualquer forma, nada de exageros. A temperatura não deve ser demasiado alta (+ de 28ºC) e a exposição solar nunca deve ser directa para não queimar a planta.

Durante o tempo quente pode mantê-la no exterior (tendo cuidado com a luz directa) mas assim que as temperaturas descerem abaixo dos 15ºC deve manter a sua planta no interior.

Esta planta tolera níveis médios de humidade mas dão-se melhor com níveis altos, se possível cerca de 60%.

Como manter a Costela-de-Adão com as raízes em água - hidroponia

Trocar a água

A água deve ser trocada, pelo menos, uma vez por semana e sempre que estiver suja ou que demonstre o aparecimento de algas.

A água utilizada para manter a sua planta na jarra deve estar à temperatura ambiente. De preferência utilize água de nascente ou água da chuva pois estas contêm bastantes minerais que irão ajudar a planta a crescer de forma saudável.

Ao trocar a água lave sempre também o recipiente. E, caso seja necessário, dê uma pequena lavagem também nas raízes.

Certifique-se de que a água no recipiente cobre totalmente as raízes.

Em caso de fertilização utilizar um fertilizante adequado

Em certos casos e consoante a qualidade da água deve utilizar um fertilizante adequado para hidroponia já que a planta não irá receber nenhum nutriente da terra.

Este tipo de fertilizantes é facilmente encontrado em hortos e centros de jardinagem ou então aqui.

Dica: Se tiver um aquário, sempre que o lavar utilize a sua água para a sua Costela-de-Adão. Os excrementos de peixes são um excelente fertilizante para as plantas. Desta forma não precisará adicionar nenhum fertilizante.

Onde comprar

Para comprar esta planta, aceda à loja online e use o nosso código “SDOMONTECOLVIN” para usufruir de 15% de desconto —> LOJA ONLINE

Como manter a Costela-de-Adão com as raízes em água - hidroponia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *