Blog

Aprenda como e porque deve atrair pirilampos para o seu jardim

in Jardim/Horta
Aprenda como e porque deve atrair pirilampos para o seu jardim

Os pirilampos são insectos que fazem parte da vida nocturna de quem vive no campo. E toda a gente os adora!!

Com o passar do tempo, já não se encontram com tanta facilidade. Mas rara é a pessoa que não fica contente quando se depara com aquelas luzinhas minúsculas a piscar!

E como pairam ao alcance dos braços de crianças pequenas este insecto tem uma conexão especial com com os mais pequenos em qualquer parte do mundo.

Existem mais de 2000 espécies de pirilampos. Estes pequenos insectos não são moscas, mas sim besouros.

Normalmente são atraídos por ambientes naturalmente húmidos por isso é natural encontrar alguns em noites húmidas de Verão.

Sabia que o “piscar” da luz serve para atrair companheiros da sua espécie? E que cada espécie de pirilampo tem o seu próprio “código morse” especial para ajudá-los a perceber quem é um parceiro provável e quem não é.

Decerto já notou que alguns deles passam a noite a voar enquanto outros preferem ficar no chão ou pousados arbustos e ervas. Os voadores são os machos e os que ficam em segurança no chão são as fêmeas.

Porque devemos atrair pirilampos para o nosso jardim?

Além das óbvias noites de verão memoráveis ​​com luzinhas a piscar por todo o lado, os pirilampos são predadores naturais e alimentam-se de lesmas e caracóis. Ou seja, são uma excelente ajuda para se livrarem dos ataques destes bicharocos rastejantes!

Aprenda como e porque deve atrair pirilampos para o seu jardim

Como atrair pirilampos

1. Deixe a relva crescer

Uma das formas mais simples para atrair pirilampos é deixar o seu relvado crescer.

Corte a relva uma vez por mês. Claro que pode aparar as zonas de passagem ou zonas próximas de edificções para não tornar o seu jardim numa verdadeira selva.

Pode inclusivamente considerar reflorestar uma parte do seu relvado como um refúgio seguro para insectos em geral. Também pode transformar o seu quintal num prado de flores silvestres.

Se estiver preocupado/a com o aparecimento de carraças, escolha um local mas longe de sua casa deixando as mais próximas aparadas.

2. Recurso de água

Os pirilampos adoram água. Por isso pode ser uma óptima ideia adicionar um lago ao seu quintal que também vai trazer outras vantagens para além de atrair pirilampos.

Se não quiser, não puder ou não tiver espaço para um lago pode sempre colocar um pequeno recurso decorativo de água, como por exemplo: uma fonte.

Outra ideia: ligue os aspersores de água durante algum tempo ao anoitecer. Isto vai ajudar a atraí-los.

Os pirilampos não apreciam somente riachos, lagos, ribeiros ou lagoas, também gostam de se esconder em locais húmidos. Mergulhe alguns troncos ou pedaços de cascas de madeira em água e coloque-os afastados das zonas de tráfego intenso do seu quintal.

3. Pilha de lenha

Estes insectos, como muitos outros, apreciam o esconderijos seguros proporcionados por pilhas de lenha.

Se tem uma lareira ou uma salamandra para aquecer a sua casa ou uma braseira para desfrutar de uma fogueira no quintal, já tem tudo o que precisa pois de certeza que tem uma pilha de lenha à mão.

Se não for o caso, pode sempre fazer uma pequena pilha de madeira nalguma zona do seu quintal para proporcionar um abrigo para insectos.

4. Plante árvores nativas, especialmente pinheiros

Os pirilampos estão estão a desaparecer pois estão a perder o seu habitat natural devido à constante expansão de iluminação pública.

Plante árvores nativas, especialmente pinheiros. As suas copas fornecem uma barreira contra a “poluição luminosa” que interfere com a sua capacidade de encontrar e atrair parceiros.

Os pinheiros são uma óptima escolha pois as suas copas são bastante densas, criando um efeito “guarda-chuva” que ajuda a bloquear a luz. Os galhos e agulhas que se encontram nos pinhais são berçário perfeito para os pirilampos.

E, claro, as agulhas têm muitas utilidades em casa e no jardim! Leia também:

5. Desligue as luzes ou mantenha um ponto de luz com pouca intensidade

Para que os pirilampos se reúnam no seu quintal necessita mantê-lo o mais escuro possível.

Desligue as luzes do exterior da sua casa. Se realmente necessita de alguma iluminação no exterior escolha um ponto estratégico para si e coloque um ponto de luz mas fraca e de preferência de cor amarela.

Ah, e não se esqueça de fechar as persianas e as cortinas das janelas de sua casa pois as luzes do interior podem confundi-los.

6. Não use produtos químicos

Deixe de utilizar de vez pesticidas químicos. Para além de fazerem mal à nossa saúde e contaminarem os solos também afasta e/ou mata os pirilampos.

Lembre-se que o objectivo é que os pirilampos encontrem os seus parceiros e procriem!

7. Seja um bom vizinho/a

Uma das nossas inspirações para os nossos livros, a D. Nali, dizia: “Ter maus vizinhos é pior que ter ervas daninhas à porta!

Portanto, se os pirilampos começarem a aparecer no seu quintal observe-os de longe e evite perturbá-los. Se eles não se sentirem seguros irão bater asas e voar para outro local melhor para acasalar e colocar os seus ovos.

Muitas pessoas têm o hábito de tentar apanhar algum pirilampo dentro de um frasco para o observarem de perto. Se for o caso, não os mantenha presos mais do que meia hora. Solte-o e deixe-o voar livremente!

E não se aproxime deles caso esteja a usar um repelente para mosquitos!

Aprenda como e porque deve atrair pirilampos para o seu jardim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *