Blog

Os antigos conseguiam prever o tempo usando pinhas! Mas como?

in Saberes
Como é que os antigos conseguiam prever o tempo usando pinhas?

As pinhas provenientes dos pinheiros podem ser bastante úteis no dia-a-dia! Sabiam que podem prever o tempo com elas?

Sempre que há um aumento de humidade no ar esta faz com que as pinhas enrolem as suas escamas para evitar a dispersão ineficaz das sementes em clima húmido.

Os antigos já conhecem o velho truque, há muito tempo, de usar pinhas para prever o tempo!

Se o tempo vai estar seco, as pinhas abrem-se. Se houver chuva e humidade no ar, as escamas das pinhas começam a fechar, sobrepondo-se umas às outras e selando o cone da pinha de forma compacta.

Este mecanismo acaba por ser bastante simples: abrir e libertar as sementes, para que os ventos as levem para longe, quando as condições forem as melhores.

Mas como é que as pinhas “sentem” a humidade quando não contêm células vivas? E como se movem se não têm nervos ou músculos?

Os antigos conseguiam prever o tempo usando pinhas! Mas como?

O segredo está na estrutura das escamas das pinhas. As escamas possuem várias camadas de diferentes qualidades. O lado mais externo da escama (que fica voltado para baixo quando as escamas estão abertas) é feito de uma camada de células elásticas pouco compactas. A camada interna (que fica voltada para cima quando as escamas estão abertas) é feita de fibras rígidas e compactas.

Quando as escamas estão abertas e existe humidade no ar, as gotas de água começam a cair ou a formar gotas na camada superior. A água desliza em direção ao caule central do cone da pinha e é canalizada para o interior da escama. Aqui, a água preenche as células e os espaços vazios entre elas. Esta camada expande-se e estica, enquanto a camada superior, menos flexível, fica mais esticada. Portanto as escamas dobram-se para cima até se fecharem completamente.

Quando os níveis de humidade atingem cerca de 20%, basta uma mudança de 1% na humidade para accionar o mecanismo para que as pinhas se fechem. Então, quando o ar fica mais seco, a água presente nas escamas evapora, a camada externa diminui de tamanho e as escamas voltam a abrir!

Os antigos conseguiam prever o tempo usando pinhas! Mas como?

Como prever o tempo com pinhas

Experimente! Coloque uma pinha à porta de casa ou no parapeito de uma janela. Se a pinha abrir – é sinal que o tempo vai estar quente e seco. Se a pinha se fechar, é sinal de que vai haver humidade e possibilidade de ocorrência de chuva!

Pode utilizar sempre a mesma pinha!

Os antigos conseguiam prever o tempo usando pinhas! Mas como?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *