Blog

Guia para aprendar a cuidar correctamente de madressilvas

in Jardim/Horta
Guia para aprendar a cuidar correctamente de madressilvas

Gosta de madressilvas? Estas plantas estão cheias de néctar e são bem conhecidas pelo seu aroma adocicado!

A madressilva é uma trepadeira lenhosa originária da China e Japão, sendo muito frequente no sul da Europa. Pertence ao género Lonicera e à família Caprifoliaceae.

As suas copas transbordantes e floridas prosperam quando estão em grande parte à luz do sol ou muito ligeiramente sombreadas, enquanto que as suas raízes devem ser mantidas na sombra.

Esta planta funciona muito bem em fachadas de edifícios e revestimentos de paredes.

Trata-se de uma planta tolerante ao calor e que pode crescer praticamente em qualquer lugar! Possuem flores perfumadas, brilhantes, com cores entre os laranjas, amarelos ou brancos, dependendo da espécie. Algumas variedades têm flores com duas cores. Estas encantadoras flores podem florescer repetidamente durante toda a estação de crescimento, se a decapitação for feita com cuidado. Já as folhas são verde-escuras a verde-azuladas. Podem ser vistas a crescer como videiras de longo alcance ou arbustos arqueados.

Dado que a madressilva é uma planta perene, voltará a crescer todos os anos.

Os seus frutos não são comestíveis, sendo mesmo tóxicos quando consumido em altas doses. Já as aves apreciam as pequenas bagas vermelhas, doces e cheias de néctar, que aparecem após as flores terem terminado de florir atraindo abelhas, borboletas e pássaros.

Dica: As madressilvas são bastante resistentes aos ataques de veados!

Deverá poder desfrutar da sua madressilva durante muitos anos se tomar bem conta dela. Algumas espécies têm uma esperança de vida de cerca de 20 anos.

Em Portugal, mais precisamente junto ao rio Douro, em Trás-os-Montes, centro e sul do país e nos Açores, encontram-se com maior facilidade três espécies nativas:

  • Madressilva-caprina (Lonicera etrusca Santi)
  • Madressilva-das-boticas (Lonicera peryclimenum L.)
  • Madressilva (Lonicera implexa Aiton)

Como plantar madressilvas

Quando cultivar madressilva – Depois de qualquer risco de geada ter passado, plante a sua madressilva no início da Primavera.

Onde plantar a madressilva: Escolha um local solarengo com solo húmido que possa drenar qualquer água extra.

Luz e temperatura

A quantidade ideal de sol para a madressilva é o sol pleno.
Embora a madressilva possa sobreviver num local com alguma sombra, pode não florescer tanto e pode até perder algumas das suas folhas se não houver luz solar suficiente.

Clima

As duras temperaturas de Inverno irão prejudicar mais severamente as espécies mais delicadas ou tropicais.

Tipo de solo

Certifique-se de que a terra onde cultiva a sua madressilva se encontra bem drenada e rica em matéria orgânica.

Esta planta prefere solos ácidos a moderadamente alcalinos, entre 5,5 e 8,0 na escala de pH.

A fim de evitar problemas, a terra deve estar húmida mas não encharcada.

Regas

Esta planta gosta de água mas não em excesso. Ao regar, tenha cuidado para não deixar o solo demasiado encharcado. Regue apenas o necessário para manter o solo húmido.

Manutenção

Se quiser que a sua madressilva trepe e não a estiver a plantar contra uma casa ou outra estrutura, terá de instalar apoios para que a planta possa trepar.

Pode utilizar postes, treliças, cercas e outras estruturas fortes. Estes apoios devem ser colocados antes de colocar a planta no solo.

Caso plante a madressilva junto a paredes ou muros deixe espaço para o desenvolvimento das raízes. Deixe uma margem de 30 a 40cm, não a encostando totalmente à parede. E deixe uma distância de 60cm a 1 metro entre plantas (consoante seja o seu tamanho).

Guia para aprendar a cuidar correctamente de madressilvas

Condução das trepadeiras – Fixar suavemente a planta ao suporte com uma fita adesiva plástica ou outro material elástico que permita o desenvolvimento se quiser treinar uma videira de madressilva para crescer uma pérgula, parede, ou treliça.

Não quer que a substância corte a planta à medida que esta se desenvolve.

Certifique-se de que enrola os seus laços numa figura-8 para que a secção de cruzamento se situe entre o caule e o suporte. Isto evitará que os caules se esfreguem contra os suportes.

Dica: A melhor altura para conduzir trepadeiras de folha caducas é no final do Outono ou no início do Inverno pois consegue-se ver melhor a estrutura dos ramos e agarrá-los bem às estrutura onde estão apoiadas. No caso das trepadeiras de folha persistente, a melhor altura para as conduzir é antes de se dar a floração – isto porque com o peso das flores acabam por se danificar.

Guia para aprendar a cuidar correctamente de madressilvas

Fertilização

Todas as Primaveras adicione camadas de composto. Uma cobertura de 6 a 8cm de altura de estrume compostado é um boa opção.

No entanto, poderá não ser necessário fertilizar caso a planta já se encontre em solo fértil.

Podas

Para além de manter a planta com uma forma controlada não necessitará de fazer grandes podas.

Caso faça uma pode ligeira, espere pelo menos até ao Outono ou Inverno.

Assim que as flores comecem a ficar desbotadas, os arbustos podem ser podados.

Remova os caules doentes, danificados ou mortos. Corte os caules logo após um nó da folha ou onde se juntam a outro caule.

As plantas devem estender-se 15 a 30cm a partir do suporte, uma vez instaladas.

Pragas e doenças

As madressilvas podem ser atacadas por:

  • pulgões
  • gafanhotos
  • escaravelhos
  • borboletas (em estado larvar)
Guia para aprendar a cuidar correctamente de madressilvas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *