Blog

Como procurar um terreno para montar uma quinta off-grid?

in Jardim/Horta
Como procurar um terreno para montar uma quinta off-grid?

Anda à procura de um terreno com casa para montar o seu próprio projecto de autossuficiência e viver mais off-grid?

A permacultura é uma abordagem para a agricultura e design que visa criar sistemas humanos que funcionem de forma semelhante aos ecossistemas naturais. Ela baseia-se numa série de métodos de análise e gestão de recursos; mecânicas de integração dos diferentes elementos do sistema, técnicas policulturais e consociação de plantas. A permacultura concentra-se no design do espaço de forma integrar a melhor forma de maximizar a eficiência, a resiliência e a sustentabilidade do sistema agrícola. De forma inteligente para que o sistema se regule a si mesmo com o menor trabalho possível; e pelo contrário com a máxima produtividade por cada energia que entre no sistema. Isso é alcançado através da utilização de técnicas como a rotação de culturas, a compostagem, a adição de adubos verdes, a policultura e a consociação de espécies, entre muitas outras, que revolucionam a forma como vemos e trabalhamos a terra. A permacultura permite um design adaptado às possibilidades e necessidades do terreno aliado a sistemas inteligentes para minimizar gestão e inputs externos.

Como procurar um terreno para montar uma quinta off-grid?

Quinta off-grid

O que procurar num terreno para o transformar numa quinta autossuficiente?

Regra geral todos os espaços agrícolas ou florestais estão nalguma forma no caminho da sucessão natural pelo que em todos podemos acelerar os processos naturais e com design inteligente maximizar resultados com menos esforço. Mas regra geral para um projecto de pequena e média escala familiar de autossuficiência, com fins comerciais ou não, é necessário reunir um conjunto de elementos base com que trabalhar.

Água

A primeira grande necessidade que tem de ser resolvida no terreno é o recurso mais importante do projecto. Dispor de água com fartura vale ouro. Um ribeiro ou uma nascente, ou ambas, é meio caminho andado. Dentro desse registo, procurar vales em linhas de água em zonas alimentadas por bacias hidrográficas é a melhor opção. As zonas mais abertas e menos montanhosas tendem a ter menos água e necessitar de projetos de maior dimensão e escala – que não é o foco do artigo. Quanto maior a queda da água melhor a capacidade de alimentar todo o projecto por gravidade e até produzir energia. Retenção de águas nas zonas do terreno mais altas permitem irrigar por gravidade de forma passiva.

Como procurar um terreno para montar uma quinta off-grid?

Casa

A casa é mais importante do que se pensa. Muitas vezes a preocupação é encontrar apenas uma ruína. No entanto, e sabendo que antigamente uma casa mal construída seria impensável, no tempos dos antigos sabiam onde construir habitações, currais, lagares, moinhos, etc. transformar um curral numa habitação pode não ser boa ideia. Ideal é uma ruína ou casa tradicional de habitação, que inclua os restantes elementos da nossa checklist.

Estruturas de apoio

Fundamental em complemento à casa são estruturas de apoio ou pelo menos espaço para as construir se necessário. Mas se procuramos uma pequena quinta familiar abandonada normalmente têm pelo menos uma estrutura de apoio qualquer. Um forno a lenha, um curral, um barracão de apoio agrícola sempre ajuda pois vai precisar deles e senão terá de os construir eventualmente.

Como procurar um terreno para montar uma quinta off-grid?

Terreno

Num modelo de autossuficiência vamos querer diversificar ao máximo o registo de colheitas que podemos tirar do sistema, portanto queremos terrenos agrícolas e terrenos florestais. Ideal é uma combinação, a começar nos 5000m2 por exemplo, até 5 a 10 hectares. Há a tentação de querer comprar muitos hectares, mas isso só aumenta a dimensão das intervenções e logo do investimento. 1 hectare chega para uma família, e sobra, e permite tornar diversas produções comerciais. Dentro do terreno há que analisar a altitude, geografia e composição do terreno no seu todo pois quanto mais complexo for o desenho natural do espaço maior hipóteses de micro-climas diferentes; e estes permitem começar a perceber que tipo de zonas criar e onde serão as melhores zonas para estruturas secundárias (se não existirem), por exemplo.

Acessos

Os acessos tanto à quinta como dentro da quinta são fundamentais. Uma estrada de alcatrão até casa é completamente diferente de 500 metros de estrada de terra batida com buracos. Ao mesmo tempo a que distância está o espaço de bens e serviços que vamos precisar, de supermercados a lojas agrícolas, serviços públicos e demais necessidades? A quanto tempo está de um hospital ou centro de saúde no caso de uma urgência? O desgaste é grande, sobretudo no Inverno. Ter um espaço com bom acesso exterior e acessos interiores fáceis a todo o espaço é fundamental. Nunca esquecer que o objectivo é o mínimo esforço e a maximização de cada elemento – mesmo os caminhos podem desempenhar múltiplas funções, como conduzir água da chuva, zonas de cultivo de aromáticas, chás, flores para necessidades secundárias à horta e que atraem vida selvagem diversa.

Comunidade e tradição local/regional

Tendo já um espaço de terreno florestal e agrícola com casa de habitação, com áreas e estruturas para recuperar ou construir, outro ponto importante é pesquisar a cultura, a biodiversidade nativa, as tradições locais, as variedades regionais, os produtos típicos, etc. está aí uma parte do conhecimento, trabalho genético e oportunidades comerciais que queremos aproveitar – já adaptado ao micro clima da região. Ao mesmo tempo queremos criar ou aderir a grupos e redes que comungam do mesmo espírito de autossuficiência e localização da economia de modo a estabelecer redes de socialização, cooperação, partilha, troca, sinergias, etc. que serão fundamentais no processo.

Rede móvel e internet

Muitas vezes deixamos pormenores de lado mas que podem tornar um paraíso num pesadelo. A internet e a ligação de telefone são fundamentais e nunca devem ser descuradas ao visitar potenciais espaços.

Investimento

Regra geral não vai encontrar um espaço pronto chave-na-mão. Da casa, onde vamos querer máxima eficiência térmica e formas de aquecimento e utilização de recursos de forma inteligente (águas, saneamento, etc) e produção de energia (hídrica, solar, eólica), às vedações, plantas, animais, etc. vamos ter um grande investimento nos primeiros dez anos – que será mais difícil e baseado em erros quanto menos conhecimento e experiência tivermos. Convém ter boa capacidade de investimento e sobretudo ter uma ou várias fontes de rendimento exteriores ao projecto durante pelo menos os primeiros 5 anos.

Como procurar um terreno para montar uma quinta off-grid?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *