Blog

Margaridinha-amarela – Aprende a cuidar desta planta

in Jardim/Horta
Margaridinha-amarela - Aprende a cuidar desta planta

Esta planta ornamental radiante de flores amarelas brilhantes destaca-se pela sua beleza vibrante e resistência surpreendente!

A margaridinha-amarela tem como nome científico: Coreopsis lanceolata e pertence à família pertence à família Asteraceae. Originária da América do Norte, esta planta conquistou os corações dos jardineiros portugueses através das trocas botânicas entre continentes, tornando-se uma escolha popular devido à sua capacidade de prosperar em diferentes condições climáticas.

Possui flores amarelas brilhantes e folhagem verde exuberante.

Além do nome científico, a Coreopsis lanceolata é conhecida por uma variedade de nomes populares, que refletem a sua presença encantadora nos jardins portugueses. Entre esses nomes estão “Margaridinha-amarela“, “Margarida-dourada“, “Estrela-dourada” e “Olho-de-boi“, fazendo alusão à cor brilhante das suas flores e à sua forma distinta.

Margaridinha-amarela - Aprende a cuidar desta planta

Características e Curiosidades

Uma das características mais marcantes da Coreopsis lanceolata é a sua longa floração, que se estende desde a Primavera até ao Outono, proporcionando um espetáculo de cores durante grande parte do ano. As suas flores amarelas, semelhantes a margaridas, atraem polinizadores como borboletas e abelhas, tornando-a uma adição valiosa a qualquer jardim que deseje promover a biodiversidade.

Margaridinha-amarela - Aprende a cuidar desta planta

Além da sua beleza ornamental, também possui propriedades medicinais, sendo tradicionalmente utilizada na medicina herbal para tratar problemas digestivos e inflamatórios.

Apesar da sua resistência, a margaridinha-amarela ainda requer alguns cuidados para prosperar.

Como plantar Coreopsis lanceolata

Tipo de solo

Prefere solos bem drenados e férteis. Evite solos demasiado compactados ou encharcados, pois podem levar ao apodrecimento das raízes.

Luz e temperatura

Prefere locais com pleno sol, embora também possa tolerar alguma sombra parcial.

Regas

Uma vez estabelecida, a Coreopsis lanceolata é relativamente tolerante à seca. No entanto, durante períodos de seca prolongada, é importante garantir uma rega regular para promover uma floração saudável.

Margaridinha-amarela - Aprende a cuidar desta planta

Podas

Remova as flores murchas regularmente para promover uma floração contínua e estimular o crescimento de novas flores.

Propagação

Pode ser propagada através de sementes ou divisão de touceiras. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após o último risco de geada, enquanto a divisão de touceiras deve ser realizada na Primavera ou Outono.

Ter esta planta no jardim ou na horta, com estes cuidados básicos, irá ser recompensado/a com uma explosão de cor e alegria ao longo de toda a estação de crescimento. Adicione esta encantadora flor ao seu jardim e deixe-se maravilhar com a sua beleza duradoura!

Margaridinha-amarela - Aprende a cuidar desta planta

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *