Mulching ou Cobertura morta de solo

A cobertura morta de solo, ou Mulching, é uma técnica cada vez mais usual em Jardinagem, Horticultura e Fruticultura, revelando-se útil na manutenção da fertilidade e humidade do solo – potenciando também a eficiência em termos de utilização de água.

Basicamente trata-se de uma replicação do processo natural de compostagem, em que matéria orgânica seca é largada pelas árvores, arbustos e plantas, assim como frutos e sementes, decompondo-se naturalmente no solo e gerando novo solo – rico em nutrientes e minerais.

Manta - cobertura de solo

Na prática trata-se de uma camada fina de 5 cm – em média – de matéria orgânica seca depositada na superfície do solo, a qual também serve de protecção do solo face ao sol.

Cobertura morta de solo

Assim, no caso da Jardinagem, Horticultura e Fruticultura procede-se a uma cobertura das camas agrícolas ou a superficie em redor da planta ou da árvore – como um anel.

Em Jardinagem convencional utiliza-se muito cascas secas de pinheiro e outros materiais que evitem o crescimento de plantas indesejadas, no caso da Horticultura e Fruticultura biológica privilegia-se uma cobertura permanente de palha ou outro material orgânico seco como serradura, palha de arroz, etc que alimente o solo com a sua decomposição.

Cobertura de solo

Desta forma evita expor o seu solo – o que tanto prejudica a vida subterrânea como provoca a evaporação da água no solo – e aumenta a eficácia da sua rega. Todas as árvores e plantas agradecem, e pode ainda aproveitar o mulching para sementeiras directas de plantas benéficas, leguminosas, etc.

Cobertura de canteiros

Trabalhando com canteiros permanentes ou camas/camalhões agrícolas e com uma cobertura de solo maximizamos a fertilidade e respectiva qualidade dos produtos – reduzindo o trabalho necessário tanto no curto como no longo prazo.

No caso da Fruticultura trata-se de criar discos em torno da árvore com composto e cobertura de palha – dentro do diâmetro da árvore à superfície.

Manta - cobertura de solo

No caso de climas muito húmidos e especialmente no inverno a colocação de mulching a mais pode criar condições para possíveis pragas como caracóis e lesmas.

Leia também:

Camas elevadas

Minhocário caseiro ou vermicompostor:

Compostagem – Fertilizante natural para o seu jardim

Save

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.