Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
  • Na Beira Baixa come-se salada de almeirão! Já provou?

    Na Beira Baixa come-se salada de almeirão! Já provou?

    Almeirão – uma planta pouco conhecida mas deliciosa! O almeirão é também conhecido por chicória amarga. Pertence à família Asteraceae e ao género Cichorium. Esta planta tem um aspecto semelhante ao da alface mas com folhas mais estreitas, rijas e de sabor mais acentuado. Este sabor característico, mas bastante apreciado, deve-se a duas substâncias na… Read more »

  • Peixinhos da horta - já provou esta iguaria tão portuguesa?

    Peixinhos da horta – já provou esta iguaria tão portuguesa?

    Para além dos peixinhos do mar, também existem os peixinhos da horta! Todos nós conhecemos a “tempura” japonesa, mas de japonesa não tem nada! Na verdade este é um prato tradicional da culinária portuguesa que foi exportado para o Japão. Aqui tornou-se famoso acabando por se tornar conhecido em todo o mundo! A tempura consiste… Read more »

  • 10 Razões para plantar manjericão num vaso ou no seu quintal

    10 Razões para plantar manjericão num vaso ou no seu quintal

    O manjericão é uma óptima planta para se ter num vaso ou no jardim! Esta erva aromática é das ervas mais populares usadas na culinária devido ao seu sabor ligeiramente apimentado e doce, que todos parecem amar. Além de ser uma deliciosa adição nos seus pratos, o manjericão é fácil de cultivar e manter. Leia… Read more »

  • Porque os avós nos obrigavam a tomar óleo de fígado de bacalhau?

    Porque os avós nos obrigavam a tomar óleo de fígado de bacalhau?

    Quem não passou um mau bocado com as tomas de óleo de fígado de bacalhau? Pois é, mas mais uma vez os nossos avós tinham toda a razão pois este só traz benefícios para a nossa saúde! O óleo de fígado de bacalhau é considerado um superalimento é devido ao seu alto teor de nutrientes… Read more »

  • Combata as alergias com anti-histamínicos naturais!

    Combata as alergias com anti-histamínicos naturais!

    Se costuma sofrer de alergias está habituado/a a tomar anti-histamínicos. Mas sabia que existem alternativas naturais aos medicamentos que costumamos tomar? Os anti-histamínicos são substâncias que combatem os efeitos da histamina no nosso organismo. Esta substância é libertada no nosso organismo após entrarmos em contacto com agentes alérgicos. Quem sofre de rinite alérgica é comum… Read more »

  • Saiba como rejuvenescer comendo pipocas!

    Sabia que o consumo de pipocas ajuda a rejuvenescer?

    Sabia que as pipocas nos ajudam a rejuvenescer? Ora aqui está uma excelente notícia para quem não resiste a uma boa dose deste snack! Podem ser temperadas de diversas maneiras. Há temperos para todos os gostos, até com ervas aromáticas. Uns gostam delas salgadas outros com açúcar. Eu, pessoalmente, gosto delas caramelizadas! Mas, para além… Read more »

  • Aprenda a fazer óleo caseiro de folhas de sabugueiro

    Aprenda a fazer óleo caseiro de folhas de sabugueiro

    O sabugueiro é uma planta com um incrível valor medicinal. Desta podem ser feitos xaropes, pomadas, etc. Aprenda a fazer os seus próprios óleos que servem como ingredientes para outros remédios caseiros.   Óleo caseiro de folhas de sabugueiro Ingredientes 1 punhado de folhas de sabugueiro frescas óleo de côco (ou óleo de amêndoas doces)… Read more »

  • Aprenda a fazer xarope de bagas de sabugueiro para combater gripes

    Aprenda a fazer xarope de bagas de sabugueiro para combater gripes

    O xarope de bagas de sabugueiro é um excelente medicamento para ter à mão durante o inverno! O sabugueiro (Sambucus nigra) pertence à família das Caprifoliáceas. O sabugueiro é uma árvore com propriedades medicinais, podendo utilizar-se tanto as flores frescas, como secas (mais saborosas), as bagas, as folhas e o seu óleo essencial A utilização… Read more »

  • Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas!

    Aprenda a identificar as deficiências nutricionais das suas plantas!

    Todas as plantas necessitam de uma combinação certa de nutrientes para se manterem viçosas. Mas, por vezes, estas sofrem deficiências nutricionais. As deficiências nutricionais devem-se ao desequilíbrio de nutrientes presentes nos solo dos jardins e das hortas. Tal como o nosso corpo, quando uma planta está desnutrida esta irá mostrar algum tipo de sintoma. Infelizmente,… Read more »

  • Aipo - Propriedades e indicações terapêuticas

    Aipo – Propriedades e indicações terapêuticas

    Aipo (Apium graveolens) pertence à família das Apiaceae e é originário da Europa. Popularmente também é conhecido por salsão. Em latim, o aipo era denominado de “apium” ou “sedano“, que originou também o termo salsão. Graveolens significa cheiro forte. “Gravis” significando forte ou pesado e “olens” significa aroma / odor. Na antiguidade, os povos do… Read more »

  • Erva-príncipe - Propriedades e indicações terapêuticas

    Erva-príncipe – Propriedades e indicações terapêuticas

    A erva-príncipe também é popularmente conhecida como chá-príncipe. No Brasil é conhecida por Capim-limão. Trata-se de uma erva que pertence à família Poaceae e à espécie cymbopogon citratus. Esta planta costuma ser confundida com a erva cidreira devido à semelhança do seu sabor alimonado.   A erva-príncipe contém cerca de 70 por cento de óleo… Read more »

  • Azulejos - Os melhores locais onde pode apreciar esta arte tão portuguesa!

    Azulejos – Os melhores locais onde pode apreciar esta arte tão portuguesa!

    O azulejo é uma das marcas mais distintas daquilo que é a cultura portuguesa e faz parte da constituição de muitos dos edifícios e espaços públicos. Na arte de azulejar, os portugueses têm 500 anos de tradição e com muita originalidade. A palavra “azulejo” vem do árabe “azzelij”, que significa pequena pedra polida usada para… Read more »

Translate »