• Tem esta planta no seu jardim? Sabia que é comestível?

    Tem esta planta no seu jardim? Sabia que é comestível?

    Muitos já se depararam com esta planta no jardim, mas poucos sabem que é comestível – caruru! Caruru, que significa “erva de comer“, é a designação comum de certas plantas da família Amaranthaceae e do género Amaranthus. Estas plantas silvestres possuem um alto valor nutritivo para a nossa alimentação. São consideradas invasoras de plantações e, normalmente,… Read more »

  • Plantas companheiras que favorecem a suas roseiras

    Plantas companheiras que favorecem a suas roseiras

    Existem plantas que favorecem o crescimento das suas roseiras! Saiba quais! O plantio de plantas companheiras próximo das suas roseiras podem melhorar o seu crescimento bem como fornecer alguma forma de protecção de pragas e outras vantagens. Por vezes, basta escolher plantas com diferentes hábitos de crescimento para que estas não acabem por competir entre… Read more »

  • Adubo orgânico feito de borras de café

    Aprenda a fazer um adubo orgânico de borras de café de forma fácil e barata! Sempre que fizer café, não se esqueça de guardar as suas borras dentro de um recipiente fechado. Este adubo é rico em macronutrientes: nitrogénio e carbono.   As borras de café não podem conter açúcar, para não atrair formigas para… Read more »

  • Propriedades e indicações terapêuticas - Pimentos

    Propriedades e indicações terapêuticas – Pimentos

    Os pimentos pertencem à família das Solanaceae e à espécie Capsicum annuum. Estes são muito utilizados na culinária pelo mundo fora. As cores mais conhecidas destes frutos são: a verde, vermelha, amarela e laranja. Porém, existem outras variedades bastante exóticas, como o laranja, branco, preto, roxo e azulado. Por vezes são agrupados juntamente com outras… Read more »

  • Aprenda que plantas são companheiras dos tomates

    Aprenda que plantas são companheiras dos tomates

    Existem plantas que funcionam bem juntas e plantas que devem ser mantidas separadas. A maioria dos ensinamentos sobre plantas companheiras foram transmitidos por jardineiros / agricultores que experimentaram certos emparelhamentos e tiveram algum sucesso. O planeamento deste companheirismo estratégico é especialmente importante em pequenos jardins ou hortas pois ajuda a plantar diversas espécies em pouco… Read more »

  • Conhece a princesa do Alentejo? Chama-se Vila Nova de Milfontes!

    Conhece a princesa do Alentejo? Chama-se Vila Nova de Milfontes!

    Vila Nova de Milfontes é considerada por muitos como a Princesa do Alentejo pois esta encontra-se rodeada de belezas atlânticas sem igual! Esta encantadora vila piscatória pertence ao concelho de Odemira e encontra-se inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Bem situada de fronte para o Oceano Atlântico e com um rio… Read more »

  • Aprenda a fazer uma compota caseira de mirtilos e alfazema

    Aprenda a fazer uma compota caseira de mirtilos e alfazema

    Aprenda a fazer uma compota caseira com frutos e flores. Combine os melhores sabores e aromas de verão com esta compota de mirtilos e alfazema.   Compota de mirtilos Ingredientes 8 chávenas de mirtilos 2 chávenas de água 2 chávenas de açúcar amarelo 4 colheres de pectina 1/2 chávena de sumo de limão 5 a… Read more »

  • Aprenda que plantas são companheiras das batatas

    Aprenda que plantas são companheiras das batatas

    Algumas plantas são amigas umas das outras e algumas simplesmente não se dão nada bem, tal como as pessoas! A cultura de uma espécie próxima de outras espécies diferentes pode ajudar a melhorar o crescimento das plantas bem como ajuda no combate ao ataque de pragas. Normalmente, basta escolher plantas com diferentes hábitos de crescimento,… Read more »

  • Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

    Sabe o que são plantas companheiras ou consociação de plantas?

    Algumas plantas são amigas umas das outras e algumas simplesmente não se dão nada bem, tal como as pessoas! Para garantirmos o sucesso das nossas plantações não basta um bom solo, nutrientes, luz e água. Também é necessário que as plantas se dêem bem umas com as outras – consociação de plantas.     A… Read more »