Blog

Benefícios da aromaterapia no nosso organismo

in Medicina Natural

Benefícios da aromaterapia no nosso organismo

Como agem, no nosso organismo, as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais?

 

Através do olfacto

O homem, ao tornar-se bípede, alterou o seu foco de interacção com o meio acentuando, entre outros, o sentido da visão, reduzindo, por conseqüência o sentido do olfato. A complexidade do cérebro também fora amplificada.

Apesar de ser o nosso sentido menos desenvolvido ainda podemos sentir 10 mil cheiros diferentes, enquanto que o paladar pode avaliar somente 5 sabores.

As células nervosas olfativas estimuladas transmitem impulsos nervosos ao nervo olfativo, que por sua vez os transmite à área cerebral responsável pelo olfato: o sistema límbico.

Este processo causa resposta emocional e intelectual.

Esses impulsos nervosos, são mensagens processadas e interpretadas pelo cérebro.

A ciência tem vindo a comprovar que, quando o sistema límbico é estimulado, a parte mais primitiva do nosso cérebro que controla o olfato, pode afetar o comportamento humano, produzindo reações de calma, agressividade, medo, coragem, sexualidade, etc.

 

Benefícios da aromaterapia no nosso organismo

 

Através da pele

E entrando na corrente sanguínea, os seus componentes químicos são enviados para todos os órgãos exercendo um efeito farmacodinâmico. Existem 2 caminhos:

  • passam através da cavidade nasal – células receptoras enviam sinais eletroquímicos para bulbo olfativo – sinais vão para sistema límbico (emoções, memória) – amígdala e hipocampo – córtex – hipotálamo – interferem no sistema nervoso e endócrino ocorrem efeitos / mudanças emocionais;
  • passam através da cavidade nasal – entram nas membranas mucosas – vão para pulmões e para a corrente sanguínea – agem na parte fisiológica pois vão para os órgãos.

 

O sistema límbico é o mecanismo regulador de nossa vida íntima – aí assentam a sexualidade, os impulsos de atração e repulsão, o conjunto de motivações e humores, memória e criatividade e ainda nosso sistema autônomo.

Benefícios da aromaterapia no nosso organismo

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *