Blog

Lixívia caseira

in Soluções para casa

 

Lixívia caseira

Os antigos faziam lixívia à base de cinzas.

Esta técnica era muito usada por mulheres que lavavam as roupas nas margens das ribeiras. A roupa a ser lavada era posta em cima de uma pedra ou barrela para evitar o maior consumo de sabão. Cobriam a roupa com um pano velho. Depois colocavam-se as cinzas e vertia-se água a ferver. Esta atravessava o pano e passava para a roupa e de seguida para um recipiente (posto debaixo da pedra) para ser reaproveitada. Esta era a forma que os antigos limpavam as suas roupas mantendo-as sem nódoas. A roupa deverá sofrer mais uma pequena lavagem normal e ser passada por água corrente. Depois deverá ser posta a secar ao sol para corar.

 

Esta é uma solução bastante simples de reaproveitamento das cinzas da sua lareira/salamandra.

 

A água das cinzas, que caía no recipiente, era mais tarde reutilizada para a limpeza da casa e na confecção de sabão natural.

Poderá usar vários tipos de lenha de árvores como: sobreiros, acácias, eucaliptos, azinheiras, etc. Se usar somente um tipo de lenha no fabrico desta lixívia caseira irá reparar que esta ficará com um leve aroma frutado. Caso a cinza a utilizar seja proveniente de árvores diferentes, continua a ser eficaz mas o cheiro não é tão agradável e a lixívia ficará com uma tonalidade mais escura.

 

Modo de Preparação:

As cinzas devem ser peneiradas e deve ser usada na quantidade de uma parte de cinzas para 3 de água destilada. Misture a cinza com a água e leve ao lume até ferver. Deixe em repouso durante 12 a 24h. Depois deve filtrar o preparado e guardar a água num frasco devidamente identificado e hermeticamente fechado.

Observações:
  • Não devem ser utilizados utensílios de alumínio no manuseio da preparação;
  • Devem ser usadas luvas;
  • Em caso de contacto com a pele deverá utilizar vinagre, sobre a área afectada, como neutralizador;
  • Deverá armazenar esta solução durante o inverno para ter quantidade suficiente para os meses mais quentes.
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *