Aquecedor artesanal
Um aquecedor caseiro pode ser uma forma simples e económica de aquecer pequenas divisões da sua casa. É uma técnica muito simples mas inspirada nas formas mais tradicionais de aquecimento, que procura armazenar e conservar o calor libertado por velas em vasos de barro. Ainda na II Grande Guerra Mundial o Governo Inglês promovia esta técnica nos seus folhetos informativos para a população. Basicamente consiste em colocar varíos vasos de barro elevados numa estrutura de suporte e virados sobre o chão, onde se colocam duas ou três velas sob o vaso central.
O vaso central acumulará todo o calor, que depois se libertará para os restantes vasos. Os vasos deverão ser sempre inferiores e mais curtos que o maior, progressivamente:
Pode usar dois tijolos, pedras ou qualquer outra forma que se lembre para criar uma elevação sobre o chão – onde vai colocar as velas.
Para montar um aquecedor caseiro precisa:
– 1 parafuso de rosca com 10 cm – com 0,5cm de espessura
– Várias anilhas e porcas
– 3 vasos de barro
– 1 prato de barro ou base para as velas
– várias velas com base larga e chama forte
Depois é uma questão de acertar com a quantidade de velas e tempo de duração destas para atingir a temperatura desejada. O ideal é aprender também a fazer velas caseiras reutilizando materiais domésticos para conseguir minimizar os custos e maximizar a sua sustentabilidade.
Leia também: Frigorífico Artesanal
como se faz a ligação entre o prato das velas com o conjunto dos vasos?
Bom dia Sílvia! No nosso caso optámos por usar 3 pedras para elevar os potes e colocámos um prato com velas por baixo. No caso da imagem também não conseguimos ver a estrutura utilizada.. obrigado!
gostava de fazer um, mas não compreendo bem a montagem. obrigada pela sugestão.
Maria, basta unir vários vasos de barro através do furo no seu fundo, e virar estes sobre velas com uma chama forte! Obrigado! 🙂
Ola! Bom dia 🙂 nao tem para venda?
Uma técnica que não precisa nem de parafusos, muito mais simples de fazer
http://www.youtube.com/watch?v=5PG82UB7s7M&feature=share
É boa ideia, mas gostaria de salientar que este aquecedor apenas concentra a energia libertada pelas velas. Pode ser útil para aquecer as mãos, ou uma pequena toalha, ou os guardanapos, etc. Se a ideia for aquecer uma divisão inteira, é igual ter ou não vasos em cima. Porquê? Porque a quantidade de energia armazenada nas velas e que é libertada quando estão acesas é constante e independente do que se lhes ponha em cima. Não aumenta por se pôr vasos em cima, apenas se concentra nos vasos em vez de se dissipar no ar. Ao ar livre faz todo o sentido, mas dentro de casa dá igual.
P.S. gostei do site, está cheio de boas ideias e conselhos. Continuem o bom trabalho
Obrigado Ricardo! A ideia nunca é aquecer uma divisão grande, apenas para espaços mais pequenos. É basicamente um armazenamento do calor das velas, e olhe que funciona – apesar de nunca estar ao nível de um aquecedor convencional!
Divisão de 10 m2 NÂO FUNCIONA. Fiz tal e qual. Só é útil se pretender aromatizar o quarto colocando raminhos de alecrim entre os vasos
Anaíza, esta “solução” apenas serve para pequenas divisões – 10m2 já é uma divisão grande e dificilmente o aquecedor poderá cumprir a sua função. Neste caso talvez com 4 – um em cada canto – poderá aumentar a temperatura da divisão, ligeiramente. Mas a dica dos ramos de alecrim é bastante interessante! Obrigado
Boa tarde !
Gostaria de saber se fabricam esse produto no Brasil e qual o valor ? E se encontro em São Paulo ?
No aguardo de uma confirmação,
Obrigada,
Bom dia Renata! Nós não comercializamos produtos, note que é mesmo muito fácil reunir os materiais e fazer o seu aquecedor artesanal em casa – basta seguir as instruções do artigo! Cumprimentos e obrigado por nos acompanhar! 🙂