Aquecedor artesanal

Um aquecedor caseiro pode ser uma forma simples e económica de aquecer pequenas divisões da sua casa. É uma técnica muito simples mas inspirada nas formas mais tradicionais de aquecimento, que procura armazenar e conservar o calor libertado por velas em vasos de barro. Ainda na II Grande Guerra Mundial o Governo Inglês promovia esta técnica nos seus folhetos informativos para a população. Basicamente consiste em colocar varíos vasos de barro elevados numa estrutura de suporte e virados sobre o chão, onde se colocam duas ou três velas sob o vaso central.

 

Aquecedor artesanal - vasos de barro

 

O vaso central acumulará todo o calor, que depois se libertará para os restantes vasos. Os vasos deverão ser sempre inferiores e mais curtos que o maior, progressivamente:

Pode usar dois tijolos, pedras ou qualquer outra forma que se lembre para criar uma elevação sobre o chão – onde vai colocar as velas.

 

Aquecedor artesanal com velas

 

Para montar um aquecedor caseiro precisa:

 

– 1 parafuso de rosca com 10 cm – com 0,5cm de espessura

– Várias anilhas e porcas

– 3 vasos de barro

– 1 prato de barro ou base para as velas

– várias velas com base larga e chama forte

 

Material para fazer um aquecedor artesanal

 

Depois é uma questão de acertar com a quantidade de velas e tempo de duração destas para atingir a temperatura desejada. O ideal é aprender também a fazer velas caseiras reutilizando materiais domésticos para conseguir minimizar os custos e maximizar a sua sustentabilidade.

 

Leia também: Frigorífico Artesanal

Escrito por A Senhora do Monte

Uma homenagem ao Portugal das tradições, dos saberes e dos sabores.