Frigorífico artesanal
Na Nigéria esta técnica era muito utilizada e permitiu que várias famílias sobrevivessem à pobreza.
Um professor da região chamado Mohamemed Bah Abba resolveu aumentar, com o seu próprio dinheiro, a produção deste refrigerador rudimentar acabando por receber o prémio Rolex Awards for Enterprise. Desta forma acabou por ajudar a população pois a maioria não tinha dinheiro para comprar os vasos. O professor conseguiu convencer os produtores de vasos a produzirem cerca de 7 mil vasos a menos de metade do preço. Com o prémio de 75 mil dólares resolveu produzir e distribuir, pela população, mais de 90 mil vasos. Este frigorífico artesanal ficou conhecido pelo nome de “pot-in-pot”.
Um estudante da Califórnia fez um estudo ao sistema “pot-in-pot” e constatou que a diferença de temperatura entre os dois vasos de barro é cerca de 14 graus.
Este método de conservação deve-se à temperatura do vaso pequeno baixar à medida que a água vai evaporando.
Material:
- 2 vasos de barro de tamanhos diferentes
- areia e água
- pano húmido ou uma tela de algodão
Encha o vaso grande com areia molhada até atingir 2 cm de altura. Coloque o vaso pequeno dentro do vaso grande. Preencha o espaço entre os dois vasos com mais areia molhada Coloque os alimentos no vaso mais pequeno e tape com o pano húmido.
Volte a molhar sempre que a areia secar.
Obs: Um vaso deverá ter um diâmetro 4 a 6 cm maior que o outro. A manutenção diária inclui manter tanto o pano como a areia húmida, o que gera a diminuição da temperatura no interior.
Leia também: Aquecedor artesanal
gostaria de pôr um like, mas dá email errado e não sei porquê