Blog

Psoríase – Algumas abordagens naturais e caseiras

in Medicina Natural

Tratamentos naturais para a psoríase

A Psoríase é uma doença crónica autoimune com origem genética que afecta o ciclo de vida das células da pele, com impacto em mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo – com maior incidência em pessoas com pele mais clara.

Não sendo uma condição ainda totalmente compreendida pela comunidade médica, tanto nas suas causas como numa cura definitiva, a psoríase é caracterizada pela inflamação e hiperproliferação das células da camada mais superficial da pele, causando espessamento, inflamação e descamarão. Em casos mais graves pode ser doloroso e/ou desconfortável.

A psoríase não é contagiosa!

 

Os factores de risco associados ao desenvolvimento desta condição são:

1- Tabaco e álcool

2- Obesidade

3- Genética e história familiar

4- Stress Físico e Psicológico

5- Infecções bacterianas ou virais

6- Alguns medicamentos

7- Alimentação

8- Em alguns casos pode haver relação com o HIV/Sida ou com Diabetes

 

A psoríase pode ser uma doença desconfortável e embaraçosa. Existem uma série de tratamentos médicos e abordagens naturais que podem ajudar a melhorar os sintomas. Vamos abordar algumas soluções caseiras/naturais que deve complementar com as indicações do seu Médico.

 

Tratamentos caseiros para a psoríase

 

De um modo geral, recomenda-se algumas alterações no estilo de vida:

1- Evitar demasiada exposição solar: recomenda-se alguma exposição solar para a produção de vitamina D, o que melhora as lesões, mas queimaduras solares podem agravar a condição

2- Utilização de cremes de cortisona

3- Evitar o consumo de tabaco e álcool

4- Redução da exposição ao stress

5- Deve manter a pele sempre bem hidratada

6- Evitar água quente: o ideal é lavar-se diariamente com água morna, sendo recomendado que na água seja colocado um pouco de sal marinho ou mineral, algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou mesmo aveia e ficar “de molho” durante 15 minutos.

7- Alimentos a evitar: glúten e as gorduras saturadas (carnes vermelhas e lacticínios)

8- Alimentos a incluir na sua dieta: Os ácidos gordos essenciais ajudam a reduzir a inflamação. Coma salmão, arenque, cavala e truta – e evite aquacultura para não haver exposição a químicos. A linhaça também é uma excelente fonte de ácidos gordos. Alimentos ricos em fibra (Cereais integrais, fruta e legumes) ajudam na desintoxicação; vegetais laranja e amarelos são ricos em vitamina A – que pensa-se ser deficiente em pacientes de psoríase. As sementes de abóbora são ricas em zinco, cuja carência é também associada a pacientes desta condição. Alimentos ricos em beta-carotenos como a laranja, cenoura e a abóbora. O agrião, pelo seu efeito depurativo e desintoxicante, deve ser consumido constantemente, tanto em saladas, como sopas, sumos, etc.

 

O paciente deve procurar identificar o que despoleta as suas crises de psoríase e deste modo procurar combater na origem a condição.

 

Tratamentos Caseiros e Naturais para aliviar sintomas

  1. Chás desintoxicantes ou depurativos, como a bardana, urtiga, nogueira ou salsaparrilha, são apropriados para problemas de pele, tal como os chás que acalmam como a camomila, erva de são João, cidreira, que ajudam a controlar o stress.Chá de cidreira
  2. Cremes ou pomadas ricas em Cortisona aliviam bastante os sintomas. Recomendamos que adicione à pomada óleo de gérmen de trigo, óleo essencial de cravo da índia ou alfazema. Estas adições vão reforçar a eficiência da sua pomada.
  3. Aloe vera com vaselina: misture o gel de aloé vera com vaselina líquida (ou creme purificado) ou aplique o aloe vera directamente nas zonas afectadas.
  4. Banha de porco com urtigas: ferva durante 15 a 20 minutos uma mão cheia de urtigas frescas com banha de porco sem sal. Coe com um pano e guarde o líquido num frasco de vidro. Deixe arrefecer antes de fechar o frasco e aplique a pomada directamente nas zonas afectadas, diariamente.Banha de porco com urtigas no tratamento da psoríase
  5. Argila de bentonita: adicione uma colher de sopa de argila em pó a um pouco de água morna para formar uma pasta. Aplique na zona afectada e para aumentar os resultados cubra a zona com papel de celofane – deixando actuar durante várias horas.
  6. Compressa de camomila: adicione 6 grms de flores e folhas secas de camomila a 100ml de água a ferver e deixe amornar. Coloque uma gaze limpa neste chá e aplique na zona afectada durante 10 minutos – repita o procedimento 2 a 3 vezes por dia.Compressa de camomila para tratar a psoríase
  7. Sumo de bagas goji: As bagas goji podem ser bastante úteis, pois são ricas em vitaminas B1, B2, C, antioxidantes, possui acção anti-inflamatória e ácido linoleico que fortalece o sistema imunitário. Junte 2 laranjas a duas “mãos” de bagas goji num liquidificador com 1 copo de água, triture e beba.

 

Experimente estes tratamentos e partilhe tanto resultados como outros tratamentos que não estejam nesta lista!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *