Blog

Repelentes naturais para afastar formigas

in Jardim/Horta, Soluções para casa

Repelentes naturais para afastar formigas

Cada vez mais sabemos ser perigoso usar químicos indiscriminadamente, seja na nossa alimentação, higiene pessoal, limpeza doméstica ou, neste caso, em repelentes caseiros para animais indesejados. Seja pela nossa saúde, pela nossa família, pelos nossos animais de estimação, pelo planeta, só existem cada vez mais razões para aprendermos a resolver o nosso quotidiano com soluções naturais e biológicas!

Além das razões óbvias de prevenção da nossa saúde, e de quem nos rodeia, na maioria dos casos as soluções naturais são também mais económicas!

As formigas não são insectos fáceis de eliminar. Muito organizadas, trabalham em equipa e são persistentes – restos de alimentos, algumas plantas e o caixote de lixo podem promover a sua presença pelo que antes de mais deve ter em consideração estes factores e procurar eliminá-los caso verifique uma “invasão”.

 

Repelentes naturais de formigas

Limão

 

 

Sumo de limão

 

O ácido cítrico é bastante eficaz a afastar formigas. Coloque num borrifador o sumo de 1 limão diluído em 1/2 litro de água. Espalhe a “limonada” pelas zonas onde surgem as formigas e várias vezes ao dia se necessário.

 

Café

As borras de café têm mesmo muitas utilidades, uma delas é incomodar e repelir formigas. Coloque num borrifador 20 grms de borras de café (2 colheres de sobremesa) diluído em 1 litro de água e borrife 3 vezes por semana nas zonas onde surgem as formigas.

 

Hortelã

 

Óleo essencial de hortelã

 

 

As folhas secas de hortelã ou o óleo essencial são também eficazes no combate às formigas. Apesar do seu aroma ser agradável para nós, tem um efeito repelente e mantém as formigas afastadas. Pode abrir saquetas de chá de hortelã (aproveite e faça um chá antes!) e espalhar as ervas em zonas de entrada de formigas, ou diluir algumas gotas de óleo essencial em água e borrifar os mesmos locais.

 

Vinagre de Maçã

O cheiro forte do vinagre de maçã afasta as formigas. Misture num borrifador partes iguais de água e vinagre e coloque diariamente nas zonas onde costumam aparecer. Pode usar para limpar as bancadas, janelas e móveis da cozinha – além de afastar insectos, limpa e desinfecta!

 

Bicarbonato de Sódio e Açúcar

 

Bicarbonato de sódio para combater as formigas

 

O açúcar atrai as formigas, no entanto torna-se letal quando misturado com bicarbonato de sódio. Misture uma colher de sobremesa de açúcar com uma colher (de sobremesa) de bicarbonato de sódio e coloque nos locais onde aparecem as formigas. Repita 3 vezes por semana até eliminar por completo!

 

Farinha de Milho

Curiosamente a farinha de milho serve como repelente. Não é preciso misturar com outro ingrediente, basta espalhar a farinha pelos locais onde aparecem formigas e repetir até não voltarem a aparecer!

 

No jardim uma solução comum e eficaz é encontrar o formigueiro e colocar água (encher e afogar o ninho) diversas vezes até as formigas irem embora.

 

Despejar água nos formigueiros

 

Como vê, com todas estas soluções alguma será eficaz e evitará a utilização de produtos químicos. No entanto note que nenhuma é eficaz à primeira pelo que terá de ter paciência e repetir durante algumas semanas. No entanto, ao poupar tanto na compra de repelentes como na sua saúde e do planeta o ganho é enorme! Experimente!

Leia também:

Pó repelente que ajuda a afastar as formigas

Produto caseiro de limpeza de bancadas para afastar formigas e moscas

 

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *