Blog

Utilidades das batatas

in Soluções para casa

 

Utilidades das batatas

As batatas para além de servirem para comer também têm outras utilidades.

Preparamos-lhe uma lista das utilidades das batatas:

Limpeza do forno 

Sempre que cozer batatas guarde as cascas, estas são excelentes para limpar o forno. Espalhe as cascas numa forma ou tabuleiro e ligue o forno.

Os vapores que as cascas das batatas emanam ajudam a soltar os restos de alimentos colados no forno. Depois passe um pano húmido e vai notar que será mais fácil de limpar.

 

Cascas de batatas

 

Limpeza de espelhos

Corte uma batata ao meio e esfregue a sua parte interior no espelho. A seguir passe um pano, que não solte pêlos, embebido em vinagre branco. Por fim passe um pano seco. Este truque é infalível e fará com que o seu espelho adquira novamente o seu brilho.

 

Limpeza do ralador de cozinha

Certos alimentos deixam o seu ralador de tal forma sujo que se torna complicada a sua limpeza.

Rale um pouco de batata crua para ajudar a remover os restos do alimento que tinha ralado anteriormente. A seguir lave o ralador com água quente. A batata crua tem a particularidade de sair facilmente e por norma não se cola no ralador.

 

Limpeza dos sapatos

 

limpar-sapatos

 

 

Corte a batata pela metade e esfregue nos seus sapatos. A seguir passe um pano (que não largue pêlos). Os seus sapatos irão ganhar o brilho novamente.

 

Recuperação de tachos e panelas queimados

Para ajudar a eliminar os restos queimados basta esfregar uma bata crua nas suas panelas. A seguir passe por água quente e lave a panela normalmente.

Esta dica também serve para a lavagem do seu lava-loiças.

 Polir talheres

 

Como dar brilho aos talheres

 

A água que restou do cozimento das batatas é excelente para dar brilho aos talheres. Ponha os talheres de molho nesta água e a seguir lave-os normalmente. A água da batata serve até para ajudar a remover pequenas manchas de ferrugem em metais.

Limpeza de portas brancas

As portas brancas sujam-se com bastante facilidade. Para limpar as portas, sem as desgastar, basta esfregá-las com batata crua a seguir passar um pano seco. As batatas não danificam o esmalte / tinta da porta.

Remoção de cola das mãos

 

Como remover a cola dos dedos

 

Corte uma rodela de batata, esfregue-a na zona onde onde tem resíduos de cola antes de lavar as mãos. Vai notar que se lava mais facilmente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *