Receita de Polvo à Lagareiro
in Sabores
O Polvo à Lagareiro é um prato típico de Portugal em que o azeite é utilizado em abundância.
Apesar de ser uma referência gastronómica nacional, na região de Bragança ganha particular importância, pois o polvo cozido e embebido em azeite é tradicionalmente servido na ceia de Natal, antes do bacalhau.
Como escolher o polvo:
Procure escolher polvos que não pesem mais do que 1,3 Kg. Os polvos grandes demais são mais velhos e a carne é mais dura, o que exige um tempo maior de cozedura. A cor deve ser rosada e não deve haver ferimentos nem tentáculos cortados ou decepados. O polvo deve ter um cheiro fresco de peixe ou de maresia. Quando frescos, confirme se estão imersos em bastante gelo.
Se possível, evite os polvos congelados.
Ingredientes:
- 1 polvo médio limpo (+ ou – 1,2 Kg)
- 12 batatas médias
- 5 cebolas pequenas
- 8 dentes de alho picados
- 200ml de vinho branco seco
- 200ml de azeite
- 3 folhas de louro
- sumo de meio limão
- 1 molho de salsa picada
- 1 molho de coentros picados
- 1 ramo de alecrim
- pimenta q.b.
- sal q.b.
Numa assadeira ponha as batatas, com casca e previamente lavadas, a assar no forno pré-aquecido a 180ºC. Pincele as batatas com um pouco de azeite, salpique-as de sal e embrulhe-as com papel de alumínio.
Numa panela ponha o polvo a cozer em água, e em 125ml de vinho, juntamente com uma cebola (inteira). O polvo estará cozido assim que conseguir espetar um garfo na cebola.
Quando as batatas estiverem douradas, retire-as do forno e esmurre-as. Coloque-as no fundo de uma travessa que possa ir ao forno com o louro e polvilhe-as com os coentros, salsa e a pimenta. Por cima coloque a cebola cortadas às meias luas e o alho. Por fim, coloque o polvo com o alecrim, salpique-o com sal, pimenta e regue-o com o sumo de limão e bastante azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 30 minutos. Ao final de 15 minutos regue com o restante vinho (75ml).
Sirva com esparregado ou salada.
Adorei esta receita!