Blog

Casa do Penedo

in Saberes

Casa do Penedo

Já conhece a Casa do Penedo?

Esta casa incrível situa-se na freguesia de Várzea Cova, no concelho de Fafe.

O seu nome deve-se ao facto de ter sido construída entre quatro rochedos de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa.

A Casa do Penedo localiza-se, mais precisamente, na Serra de Fafe, a 10km a nordeste do centro da sede do concelho, em direcção a Cabeceiras de Basto.

 

“De um lado, a serra do Marão, a Senhora da Graça. Do outro, os montes do Sameiro (Braga) e da Penha (Guimarães). No cimo, com pedrinhas a ligar penedos, o engenheiro fez [em 1974] uma obra de arte.” referiu o antigo proprietário que vendeu o terreno aos novos proprietários.

 

Casa do Penedo em Fafe

 

A Casa do Penedo trata-se de uma residência rural, utilizada pelos seus proprietários como destino de férias.

A sua construção iniciou-se em 1974, por um engenheiro de Guimarães, tendo sido terminada cerca de 2 anos depois.

A Casa do Penedo integra-se completamente na sua paisagem rural envolvente. A sua construção é totalmente feita em pedra, à excepção das portas, janelas e telhado.

O interior apresenta também um estilo rústico, onde a mobília, as escadas e os corrimões são feitos de troncos. O sofá, pensado ao estilo rústico, é feito em betão e madeira de eucalipto e pesa 350 kg. A casa não possui qualquer instalação eléctrica.

 

Face à sua beleza e originalidade, a Casa do Penedo tem despertado a curiosidade de turistas nacionais e internacionais. O seu insólito design fez com que ficasse também apelidada como “The Flitnstones House” fazendo alusão à popular série de desenhos animados. Por estes motivos, este irreverente imóvel já foi notícia por todo o mundo! 

 

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *