Chícharos – uma planta pouco conhecida!
O nome chícharo provém do latim “cicer“. Esta é uma planta leguminosa anual e antigamente tinha uma relação muito forte com as gentes do campo.
O nome científico desta planta é Lathyrus sativus L. pertencendo à família das Fabaceae. Também são conhecidos popularmente por “xíxaras“.
O chícharo nada mais é que um grão/semente de forma quadrangular achatada e de cor clara que se encontra protegido no interior de vagens grossas, contendo três a quatro sementes cada.
Chícharos
Cultivo
Colheita
Para consumir os chícharos frescos as suas vagens devem ser colhidas quando o grão / semente se encontrar no estado pastoso
Para consumir os chícharos secos, deixe o ciclo vegetativo terminar e quando as vagens estiverem secas colha as plantas e coloque-as ao sol até ficarem estaladiças. Muitas deixarão cair naturalmente as sementes, devendo as restantes ser descascadas. Depois de limpas, disponha as sementes ao sol intenso durante 2 a 3 dias de forma a ficarem bem secas para poderem ser conservadas e consumidas durante o inverno.
As sementes devem ser guardadas em sacos de papel num local fresco, seco e escuro.
Antes de cozinhar os chícharos secos, estes devem ser demolhados em água fria durante 8 a 12 horas.
Contra-indicações:
Os chícharos contêm uma substância que em quantidade excessiva é tóxica, pelo que se recomenda o seu consumo moderado.
Pode encontrar chícharos à venda em mercados locais ou em lojas onde se vendam cereais.
Os chícharos podem ser usados em sopas, cozidos como prato principal e em puré são um excelente acompanhamento de carnes, enchidos e peixes.
Imagens: http://faroleco.blogspot.pt/
Não conhecia esta leguminosa; na minha terra – o planalto mirandês – dá-se esse nome ao feijão frade. Mas gostava de adquirir semente desta planta (Lathyrus sativus Lin.) para semear nesta primavera. Saberão indicar-me onde poderei aqduiri-la ? Fico-lhes grato se me poderem ajudar.
na Tocha, Fernando azenha