Os tomateiros têm de ser podados – saiba como e porquê!
Os tomateiros, para darem bons frutos, necessitam de ser podados.
Os tomates são excelentes frutos para serem cultivados mas a planta mãe necessita ser podada para produzir frutos grandes e saudáveis.
Os “galhos ladrões” e as folhas grandes e velhas sugam a maioria dos nutrientes. Estes nutrientes por sua vez, não serão suficientes para alimentar as flores, os frutos e o resto da planta tornando-a débil.
Caso decida não fazer qualquer tipo de poda os frutos podem não crescer no seu auge e a própria planta poderá abortar várias flores por falta de nutrientes. Esta falta de nutrientes deve-se aos “galhos ladrões” e às folhas grandes e velhas.
Vantagens da poda dos tomateiros
- permite a exposição adequada para toda a planta;
- permitir que o ar circule melhor ao longo da planta;
- possibilidade de direccionar a planta de forma a que esta não cresça de forma desgovernada;
- evita o aparecimento de certas pragas e doenças do tomateiro
Podar tomateiros
A poda deve ser feita quando o tomateiro atingir 20 cm de altura. Esta é a altura ideal para começar a poda.
Deve começar por retirar as folhas velhas, de baixo para cima.
Este processo deve ser feito com uma tesoura de poda, mas também poderá ser feito à mão.
À medida que a planta cresce deverá retirar as folhas e os ramos débeis e doentes. Por um lado para que estes não consumam nutrientes a tentar solucionar o problema de saúde da planta, e por outro para prevenir que certas doenças alastrem ao longo de toda a planta.
Os “galhos ladrões” também devem ser removidos pois são os que mais “roubam” nutrientes à planta. Caso opte por não os remover, o mais provável é que estes nem cheguem a produzir.
Se os seus tomateiros continuarem a crescer desenfreadamente pode cortar o topo da planta. Assim, também permitirá que os frutos verdes amadureçam.
Para terminar, pode passar canela em pó nos cortes dos galhos e das folhas. A canela tem propriedades cicatrizantes para as plantas e irá ajudar na sua recuperação após a poda.
Se gostou deste artigo, leia também:
Propriedades e indicações terapêuticas dos tomates
Plantas companheiras dos tomates
Gostei