Já visitou a Aldeia típica de José Franco entre a Ericeira e Mafra?
Perto de Mafra, conheça uma aldeia típica saloia feita em barro, em tamanho natural, uma obra do escultor José Franco.
Esta aldeia também conhecida por Aldeia Típica do Sobreiro ou simplesmente Aldeia Saloia está situada numa pequena localidade do Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra.
A visita à Aldeia-Museu José Franco pode ser uma verdadeira viagem em família a um passado rural de Portugal. Entre a exploração das lindas miniaturas, pode também explicar aos miúdos os ofícios tradicionais de um passado não muito distante.
Nesta aldeia existem espaços onde poderá provar o vinho da região, uma padaria para se deliciar com o típico pão com chouriço e ainda uma reprodução da vila piscatória da Ericeira com os ofícios ligados ao mar.
Nesta bonita aldeia também não faltam os tradicionais ofícios como a ferraria, carpintaria, mercearia (Loja da Ti Lena), barbeiro, etc… Até existe um banco de pedra feito especificamente para os enamorados.
Aldeia típica de José Franco
José Franco
Nascido em 1920, era filho de pais humildes, oleiros de profissão e teve quinze irmãos.
A família produzia cerâmica, comercializada na região: pratos, travessas, jarros para água e para vinho, vasos para flores e outras pequenas peças de decoração.
Quando era ainda jovem, José Franco começou a produzir peças e a vender à porta da sua pequena olaria e nas festas populares e feiras da região. Na altura, as peças de cerâmica eram transportadas com a ajuda de um burro.
Mais tarde chegou a ser um dos fundadores da Liga dos amigos de Sobreiro, participando também na construção da igreja e do lar da terceira idade que existem nesta povoação.
José Franco chegou a ser condecorado pelo presidente da República Ramalho Eanes com a comenda de Cavaleiro de São Tiago.
Ao longo da sua vida também se dedicou à arte sacra podendo encontrar-se obras da sua autoria no Vaticano. Por este motivo, acabou por ser conhecido em todo o mundo e a ser abençoado pelo Papa João Paulo II.
Mas a sua obra mais conhecida e popular será é exactamente a Aldeia Típica de José Franco, onde podem ser apreciadas cenas da vida da época, realizadas por bonecos mecanizados (principalmente movidos a água). Existem lojas em miniatura que ilustram as mais diversas profissões e ofícios, muitas delas, hoje em dia, completamente abandonadas.
O escritor Jorge Amado chegou a visitar esta Aldeia e acabou por se tornar amigo próximo de José Franco – inclusivamente a sua casa em Salvador da Bahia é decorada com peças do artista português.
Em Abril de 2006, José Franco encontrava-se a viver num lar na Ericeira. E numa entrevista publicada no Jornal de Notícias acusou a família de o impedir de entrar e trabalhar na sua Aldeia negando-lhe, inclusivamente, o acesso ao dinheiro proveniente da sua exploração – da qual possuía 40% do capital.
O genro, gestor do espaço, desmentiu as acusações dizendo que José Franco, “não está bem da cabeça” e que teria “estragado o dinheiro” recebido.
De notar que José Franco, considerado um benemérito da comunidade, sempre permitiu a entrada gratuita na sua aldeia-museu, tradição que se manteve depois do seu falecimento, em 2009.
História da aldeia
A ideia da obra surgiu por volta de 1945, quando José Franco imaginou construir, nas horas vagas, ao pé da casa em que vivia e trabalhava, um museu vivo da sua terra. Assim, dedicou-se a reproduzir os costumes e as actividades laborais do seu tempo de infância e da vida do campo.
José Franco dedicou toda a sua vida à arte de moldar o barro. Construiu esta aldeia em tamanho natural, com lojas, casas com a arquitetura característica da região (mobiladas no interior), moínhos, talho, ferreiro, carpintaria, alfaiate, azenha, eira, taberna, etc…
A Aldeia Típica de José Franco demonstra a forma como se vivia em Mafra quando era um concelho mais rural e onde existiam ofícios que foram desaparecendo com o passar do tempo.
Esta aldeia é uma verdadeira história da região e que sem dúvida desperta a curiosidade de muitos viajantes de todas as idades.
Se for a Mafra ou à Ericeira, a Aldeia Típica de José Franco é um ponto de passagem obrigatória e um momento inesquecível para todos que já a visitaram.
Para além disso, existem várias zonas de lazer para crianças com baloiços e brinquedos, um espaço de restauração e uma loja de artesanato.
Localização: Estrada Nacional 116 – Sobreiro, 2640-578 Mafra
Horários: Verão das 9h30 às 19h / Inverno das 9h30 às 18h
Delicie-se com algumas imagens deste espaço incrível cheio de saberes tradicionais tão esquecidos nos tempos de hoje!
Imagens:
cm-mafra.pt
viagensemiudos.pt
travelandtaste.pt
tripadvisor.com
vivendoavidapassoapasso.blogspot.pt
olhares.sapo.pt/JODIAN
orlandobrogueirarolo.blogspot.pt
oportugueserrante.pt
sweet-but-wild.blogspot.pt
www.panoramio.com/user/5238757
www.flickr.com/photos/joaoleitao/