Saiba quais são os variados benefícios do óleo de coco
O óleo de coco é considerado um super alimento – conheça os seus variados benefícios!
Considerado um dos alimentos mais saudáveis do planeta, os seus benefícios e os seus diversos usos vão para além da sua imaginação.
Após muitos estudos, hoje não há mais dúvidas que o óleo de coco é extraordinário para nossa saúde. Ele comprovadamente ajuda a emagrecer, melhora o sistema imune, possui acção antioxidante, além de inúmeros usos cosméticos.
O óleo de coco é composto essencialmente por gorduras saudáveis. Estas gorduras são triglicerídeos de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, como normalmente encontramos nos alimentos. A vantagem dos TCM é que estes são muito melhor absorvidos pelo corpo, principalmente através do fígado, sendo logo convertidos em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo.
Alguns estudos têm demonstrado que a gordura presente no coco até funciona para pessoas diabéticas ou com problemas de tiróide.
Existem dois tipos de óleo de coco: o refinado e o extra virgem. O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto que o segundo é feito com cocos frescos.
Normalmente, o óleo de coco é encontrado em estado líquido em altas temperaturas, só ficando sólido e branco abaixo dos 25 graus. Mas não se preocupe pois não fica rançoso nem se estraga mesmo estando armazenado durante muito tempo.
Se gosta de óleos hidratantes e naturais, leia também:
Óleo de coco
Benefícios:
1.Trata infecções urinárias, infecções renais e protege o fígado
O óleo de coco funciona como um antibiótico natural matando todas as bactérias. Já a água de coco ajuda a hidratar e a promover o processo de cicatrização.
2. Previne o aparecimento de cancro
A ingestão de óleo de coco ajuda a combater o cancro.
Também pode ser usado para combater a bactéria Helicobacter pylori conhecida por causar cancro de estômago.
3. Aumenta a energia e a resistência
O óleo de coco produz energia, aumenta o metabolismo e é extremamente fácil de digerir.
Alguns atletas usam este óleo como fonte de combustíveis durante os treinos.
Experimente misturar 1 colher de sopa dos seguintes ingredientes: mel puro, sementes de chia e óleo de coco. Tome meia hora antes de começar a fazer exercício!
4. Aumenta o sistema imunológico (propriedades antibacterianas, anti-fúngicas e anti-virais)
Muitos problemas de saúde são causados pelo excesso de bactérias, vírus, fungos e parasitas no nosso organismo.
O óleo de coco contém na sua composição ácido láurico – este é conhecido por combater bactérias, criar um ambiente hostil para vírus e por combater a candidíase.
Sabia que o açúcar alimenta o crescimento de bactérias? Substitua os açúcares por óleo de côco! Tome 1 colher de sopa de óleo de côco por dia sempre que estiver doente!!!
5. Reduz inflamações e artrite
Na Índia, foi feito um estudo que comprovou que os altos níveis de antioxidantes presentes no óleo de coco virgem reduziram a inflamação e a cura da artrite. O tratamento com este óleo foi mais eficaz do que os medicamentos convencionais.
O óleo de coco funciona como analgésico e anti-inflamatório natural.
6. Combate o Alzheimer
A digestão de MCFA pelo fígado cria cetonas que são facilmente acessíveis pelo cérebro. As cetonas fornecem energia para o cérebro sem a necessidade de insulina para processar a glicose em energia.
O nosso cérebro cria a sua própria insulina para processar a glicose e alimentar as células cerebrais. Como o cérebro de um doente de Alzheimer perdeu a capacidade de criar a sua própria insulina, as cetonas presentes no óleo de coco criam uma fonte alternativa de energia para ajudar a reparar a função cerebral.
7. Melhora problemas de pele (dermatite, psoríase, queimaduras, eczemas, etc)
O óleo de coco é excelente para limpar o rosto, hidratar e proteger a pele contra os raios solares.
Os acidos graxos presentes no óleo de coco reduzem a inflamação internamente e hidratam externamente.
Basicamente o óleo de coco é indicado para todos os tipos de condições de pele devido à presença de antioxidantes.
8. Previne o aparecimento de osteoporose
A osteoporose normalmente aparece devido aos radicais livre e ao stress oxidativo. Os altos níveis de antioxidantes, presentes no óleo de coco , ajudam a combater os radicais livres.
Estudos revelaram que o óleo de coco não só aumenta o volume e a estrutura dos ossos, mas também diminuiu a perda óssea devido à osteoporose.
9. Previne problemas nas gengivas e deterioração dos dentes
O óleo de coco tem sido utilizada há muito tempo como uma forma de limpar as bactérias presentes na boca. A remoção de bactérias reduz o risco de doença periodontal.
Faça bochechos com óleo de coco 3 vezes por semana durante 20 minutos por dia.
10. Problemas capilares
Se tem cabelo seco, caspa ou o couro cabeludo escamado use óleo de coco para melhorar estas condições.Faça um champô caseiro de alfazema e use óleo de coco como condicionador natural.
Para acabar com a caspa e engrossar a raiz capilar junte 1 colher de sopa de óleo de coco misturado com 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Esfregue a mistura no couro cabeludo durante 3 minutos e deixe actuar durante 30 minutos. Por fim, lave com água morna.
Combata a caspa e a queda do cabelo com urtigas! Saiba mais aqui
11. Equilíbrio hormonal
O óleo de coco pode ajudar a equilibrar as hormonas pois trata-se de uma óptima fonte de gordura saturada. Este óleo é uma excelente gordura para consumir durante a menopausa e também pode ter efeitos positivos sobre os níveis de estrogénio.
Reduza o consumo de açúcar e cereais e opte por gorduras saudáveis como o óleo de coco, sementes de linhaça e abacate.
12. Combate o envelhecimento precoce
O óleo de coco reduz o stress no fígado, diminuindo o stress oxidativo e retarda o envelhecimento.
Para combater naturalmente o envelhecimento, tome 1 colher de sopa de óleo de coco com sementes ou frutas secas ricas em antioxidantes. Também pode aplicar o óleo directamente na sua pele!
13. Perder peso
Este óleo é bastante benéfico na perda de peso. Ajuda a queimar gordura e diminui o apetite.
14. Pancreatite e problemas na vesícula biliar
Tomar o óleo de coco ameniza a tensão no pâncreas. E como é tão fácil de digerir melhora os sintomas provocados pela vesícula biliar.