Blog

Aprenda a combater as pragas do seu jardim com pesticidas naturais!

in Jardim/Horta
Aprenda a combater as pragas do seu jardim com pesticidas naturais!

O seu jardim está sob ataque? Não se preocupe – experimente estas receitas de pesticidas naturais!

A produção alimentar convencional/química é hoje um grande foco de poluição, perda de biodiversidade e risco para a segurança alimentar; representando também uma das grandes fontes das alterações climáticas. Lentamente vemos uma transição para práticas mais orgânicas, biológicas e sustentáveis; e cada vez mais pessoas optam pela própria produção, recorrendo a soluções caseiras para pesticidas.

Aprenda a combater as pragas do seu jardim com pesticidas naturais!

Receitas de pesticida naturais

Além da poupança económica ao produzir os próprios alimentos, esta atitude tem imensos benefícios para a sociedade e para o planeta: maior sustentabilidade, maior qualidade alimentar e menor poluição. Quando compramos um vegetal ou fruta devemos equacionar tanto a produção do mesmo (o modo de produção agrícola) como os transportes e os materiais (sistemas de rega, pesticidas, fertilizantes, insecticidas, etc) necessários e respectivos impactos no planeta e no ambiente.

Mesmo um canto de aromáticas já tem um enorme impacto ao final do ano, sobretudo quando adopta práticas biológicas! Hoje trazemos algumas receitas que vão garantir uma produção sem pragas ou pestes!

Leia também:

Em primeiro lugar deve aprender a distinguir animais benéficos e saber que estes colaboram consigo! As Joaninhas, por exemplo, eliminam possibilidades de pulgões; ao passo que a Vespa Trichogramma parasita os ovos da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). Estes são apenas dois exemplos, para saber que não deve simplesmente eliminar toda a vida que encontra nas suas plantas!

Leia também: Aprenda a atrair joaninhas para o seu jardim

Em segundo lugar, existem plantas e flores que tanto afastam pragas e pestes como captam a atenção de animais benéficos. A Arruda (Ruta graveolens), repele gatos e formigas; o Cravo túnico ( Tagetes patula L.), repele mosca branca; a Hortelã (Mentha) repele lagarta da couve e outros insectos; e o Poejo (Mentha pulegium) repele ratos e formigas. É sempre importante ter um canteiro de aromáticas e flores para complementar canteiros de produção de vegetais por isto mesmo, além de dar uma beleza única ao seu jardim!

Pesticida contra formigas

Passar no liquidificador, coar, passar a mistura para um borrifador e borrifar junto das plantas ou área afectada.

Pesticida contra pulgões e outros insectos

  • 1/2 chávena de chá de sabão azul e branco ralado
  • 2 chávenas de óleo vegetal

Passar no liquidificador. Para cada colher de sopa de mistura usar 1L de água.
Borrifar a parte superior e inferior das folhas. Atenção a não ultrapassar as doses, senão o efeito na horta, no jardim como em plantas domesticas pode ser muito prejudicial.

Aprenda a combater as pragas do seu jardim com pesticidas naturais!

Pesticida contra coelhos, ácaros, mosquitos e outras pragas na horta e no jardim

  • 4 dentes de alhos
  • 1 litro de água
  • 1colher de chá de sabão ralado

Pique os dentes de alho, juntar à água e deixa repousar por 24 horas. Após este período, misturar o sabão e usar num borrifador nas folhas e plantas.

Pesticidas contra lesmas, caracóis e lagartas

  • 15g folhas de Artemisia absinthium secas
  • 1 litro água

Leva as folhas a ferver no litro de agua durante 30 min, deixa arrefecer e usar esta solução para pulverizar. Esta solução é muito forte , só deve de ser usada em ultimo recurso e perante uma praga instalada!

Pesticidas contra pulgões e fungos

  • 100g cavalinha fresca
  • 1 litro água

Ponha a cavalinha a macerar durante 24 horas, depois leve a ferver durante alguns minutos. Deixe arrefecer, coe e guarde num local fresco e escuro. A proporção a ser usada é de 1:5 e deve de ser aplicada em tempo seco e ensolarado, como na Primavera e Verão.

Com estas dicas e receitas vai deixar de ter os problemas tão comuns nas práticas agrícolas convencionais. Experimente!

Se gosta de práticas naturais e caseiras leia também:

Receitas de adubos e pesticidas orgânicos

Aprenda a combater as pragas do seu jardim com pesticidas naturais!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *