Blog

Aprenda quais são os benefícios e utilidades da cera de abelha

in Beleza e bem-estar, Jardim/Horta, Medicina Natural
Aprenda quais são os benefícios e utilidades da cera de abelha

A cera de abelha é uma substância natural que pode ser usada na sua rotina de beleza, como tratamento natural, nos seus móveis, na sua cozinha e até no seu jardim!

A cera de abelha é gerada e secretada pelas abelhas que a utilizam para construir os seus favos de mel. É dura e quebrável quando fria, mas é macia e flexível quando aquecida ou exposta à temperatura do corpo humano. Como a cera de abelha tem uma longa vida útil, não se estraga e pode ser reaquecida e reutilizada.

A cera de abelha é facilmente encontrada à venda em lojas de materiais apícolas ou agrícolas. Algumas lojas de produtos naturais também já vendem cera de abelha.

Aprenda quais são os benefícios e utilidades da cera de abelha

Cera de abelha

Benefícios:

USADA EM COSMÉTICOS, a cera de abelha hidrata, amacia e acalma todos os tipos de pele. Deixa a tez com uma aparência renovada.

Esfolia, repara os danos, promove a regeneração da pele, diminui o aparecimento dos sinais de envelhecimento, alivia a comichão e a irritação.

Sem obstruir os poros e impedir que a pele respire, a cera de abelha cria uma barreira protectora hidratante e duradoura para protegê-la contra poluição ambiental. As suas propriedades esfoliantes e reparadoras combinadas com seu conteúdo de vitaminas ajudam a promover a regeneração e o rejuvenescimento da pele, ajudando a diminuir a aparência dos sinais de envelhecimento, incluindo manchas, rugas e danos na pele.

Refrescante, restauradora e suave pode ser utilizada em todos os tipos de pele, até mesmo em peles bastante sensíveis.

Usada no cabelo dá-lhe brilho, nutre e suaviza os fios.

USADA MEDICINALMENTE, a cera de abelha ajuda a acalmar inflamações, facilita a cicatrização de feridas e combatem o envelhecimento precoce da pele. Fornece também uma protecção à pele impedindo que as bactérias nocivas entrem no corpo.

Como possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antisépticas é indicada especialmente em pessoas que sofram de problemas de pele, acne, eczemas, estrias e alergias.

USADA EM AROMATERAPIA, elimina as substâncias poluentes presentes no ar, como bactérias, poeiras, alérgenos e certos odores. As velas de cera de abelha também têm a reputação de exalar o aroma natural a mel. Quando lhes são adicionados óleos essenciais puros e naturais as velas ficam com fragrâncias aprimoradas.

Para além de tudo isto, acredita-se que promovem o bem-estar físico e mental geral, revigoram o corpo dando-lhe mais energia, reduzem o stress e ainda ajudam a diminuir a dor física e regulam a pressão arterial.

Aprenda quais são os benefícios e utilidades da cera de abelha

Utilidades:

  • Previne o aparecimento de ferrugem – Esfregue cera de abelha em ferramentas de jardim, peças de ferro fundido, etc, para evitar que enferrujem. Também pode esfregar cera de abelha nos cabos de madeira das ferramentas para evitar o seu desgaste. Leia também:

  • Revestimento de pregos e parafusos – Depois de revestir os seus pregos e parafusos com cera de abelha estes não lascam a madeira enquanto são martelados / aparafusados.
  • Polir móveis de madeira – Derreta 1 colher de sopa de cera de abelha ralada com 3 colheres de sopa de óleo de coco. Aqueça os 2 ingredientes em banho-maria. até derreter. Quando a mistura arrefecer e endurecer, utilize um pano de flanela para esfregar a mistura nos seus móveis.
  • Lubrificante de madeiras – Esfregue cera de abelha em portas, janelas ou gavetas para restaurar o seu movimento. A cera de abelha também é um lubrificante fantástico para lubrificar juntas de móveis muito antigos.
  • Polir calçado de pele – Restaure sapatos, botas de couro, carteiras e malas com a seguinte receita de graxa caseira feita com cera de abelha: Aqueça em banho-maria 55g de azeite + 15g de cera de abelha. Retire do lume após a mistura estar toda derretida. Deixe arrefecer ligeiramente e aplique com um pano macio.
  • Impermeabilizar calçado – Esfregue a cera de abelha em todo o sapato. A seguir, utilize um secador de cabelo para derreter a cera. Deixe durante uns 5 minutos antes de se calçar.
  • Selar envelopes e embrulhos – Pode fazer um lacre de cera de abelha e aplicá-lo em envelopes e embrulhos.
  • Embalagens feitas de tecido para substituir a película aderente – Estas embalagens são feitas com tecidos embebidos em cera de abelha o que os vai tornar moldáveis servindo como solução para tapar frascos, frutas já abertas, envolver sandes, vegetais, etc. Se quiser aprender como se fazem, leia também:

  • Cobertura para queijos – Se produz o seu próprio queijo, a cera de abelha é a melhor cobertura natural que pode utilizar. A barreira feita com a cera de abelha evita o crescimento de bactérias prejudiciais. Se o queijo estiver molhado, deixe-o secar antes de aplicar a cera quente pois esta não adere às superfícies molhadas.
  • Bancadas de granito – Mantenha suas bancadas de granito brilhantes com cera de abelha. Esfregue a cera aquecida, deixe-a secar e limpe para remover o excesso. Como o granito é poroso, a cera irá ajudar a prevenir o aparecimento de manchas.
  • Velas de cera de abelha – As velas de cera de abelha são totalmente naturais e não contêm qualquer tipo de substância tóxica! Brilham mais intensamente, removem as toxinas do ar e exalam um aroma a mel doce e quente. Também pode misturar alguns óleos essenciais a seu gosto para acentuar os aromas que mais gosta. Para aprender como se fazem, leia também:

  • Impedir a corrosão de peças de bronze – A cera de abelha impede que as peças de bronze fiquem manchados. Para as proteger contra a oxidação causada pela humidade, pincele uma solução de 0,30g de cera de abelha derretida em 0,20g de óleo essencial de terebentina. Esfregue a mistura nas peças com um pano de forma a criar uma camada fina e dura. Também pode esfregar peças de cobre com cera de abelha derretida e polir o excesso com um pano.
  • Desencravar fechos de roupa – Se o fecho das suas calças ou do seu casaco deixou de funcionar, experimente esfregar um pouco de cera de abelha ao longo dos dentes do fecho.
  • Cremes para o rosto e para o corpo – A cera de abelha pode ser utilizada como ingrediente em cremes faciais e corporais.
  • Pomadas caseiras – Devido às suas propriedades terapêuticas, a cera de abelha também pode e deve ser utilizada como ingrediente na confecção de pomadas caseiras. Leia também:

Pomada caseira de folhas de sabugueiro para queimaduras e lesões

Pomada caseira de dentes de leão para peles ásperas e secas

Pomada analgésica feita de pimenta-caiena para dores musculares e reumáticas

Pomada analgésica feita com agulhas de pinheiro para dores de cabeça

Pomada caseira para manter as unhas saudáveis

Pomada cicatrizante de flores de calêndulas para cortes, feridas e arranhões

Pomada de carvão activado para picadas de mosquitos

  • Batom para prevenir o cieiro – O cieiro é um problema dermatológico que surge em certas superfícies da pele devido a excessiva secura. Observa-se particularmente nos lábios, nariz, nas maçãs do rosto e dorso das mãos. Para aprender a fazer um batom protector, leia também:

  • Produtos para o cabelo – Usada no cabelo, a cera de abelha bloqueia a humidade, promove um penteado mais fácil, suaviza e estimula o crescimento de novos cabelos. Sem deixar resíduos gordurosos, mantém uma fixação firme nos penteados, sendo fácil de retirar durante a lavagem.

Pomada hidratante, suavizante que aumenta o brilho do seu cabelo: Comece por derreter em banho-maria 2 colheres de sopa de raspas de cera de abelha. Junte 3 colheres de sopa de um óleo base, por exemplo: óleo de amêndoas doces, óleo de coco, óleo de abacate, óleo de caroço de alperce, etc. Retire do lume, deixe arrefecer ligeiramente e acrescente 2 colheres de chá de argila verde e 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Guarde a mistura num frasco de vidro. Aplique no cabelo, longe da raíz, até às pontas. Deixe aplicado durante 45 minutos. A seguir, lave com um champô natural.

Aprenda quais são os benefícios e utilidades da cera de abelha

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *