Blog

Aprenda quais os benefícios dos variados tipos de argila

in Beleza e bem-estar, Medicina Natural

Aprenda quais os benefícios dos variados tipos de argila

Existem vários tipos de argila e cada uma tem os seus benefícios.

Como a terra é rica em componentes químicos, físicos e energéticos a argila é excelente para ser usada em tratamentos no nosso corpo.

Ao aplicarmos terra na nossa pele fazemos uma troca de energia: a argila irá absorver a energia negativa em troca de energia positiva na área afectada.

 

O uso de argila no tratamento de doenças e problemas de saúde há muito que vem sido usada desde os tempos do antigo Egipto.

 

A argila é geralmente vendida em pó. Para ser utilizada deve ser misturada com água morna até adquirir uma consistência pastosa.

Poderá encontrar os variados tipos de argila em lojas de produtos naturais.

 

Aprenda quais os benefícios dos variados tipos de argila

 

Tipos de argila e os seus benefícios

Verde

É, possivelmente, o mais conhecido. Possui propriedades estimulantes, tonificantes, analgésicas, cicatrizantes, desintoxicantes, bactericidas e adstringentes.

O seu uso é extremamente indicado nos seguintes casos:

  • acne
  • abcessos
  • inchaços
  • diminuir a oleosidade da pele
  • diminuir a oleosidade do cabelo
  • estimula a circulação sanguínea

 

Vermelha

Usada para hidratar e nutrir a pele, combatendo o seu envelhecimento precoce. Pode ser usada em todo o corpo. Possui propriedades estimulantes e anti-stressantes.

 

Branca

Possui propriedades anti-inflamatória, calmantes, cicatrizantes, hidratantes e clareadoras. É a mais suave de todas sendo bastante indicada para tratamentos faciais. É indicada em casos de peles sensíveis e manchadas (pois o seu pH é semelhante ao da pele). Limpa, absorve a oleosidade da pele e hidrata-a intensamente.

 

Rosa

É uma mistura de argila branca e argila vermelha, tendo por isso os benefícios das duas. Possui propriedades hidratantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, calmantes, etc.

 

Castanha

É a mais pura de todas. Possui propriedades rejuvenescedoras. Indicada para combater peles oleosas e problemas de acne.

 

Aprenda quais os benefícios dos variados tipos de argila

 

Cinzenta

Possui enxofre na sua composição, por este motivo os seus efeitos são bastante eficazes. Possui propriedades anti-oxidantes e clareadoras. Indicada para peles oleosas e manchadas. Combate o acne e o envelhecimento precoce da pele.

 

Amarela

Possui elementos responsáveis pela formação de colagéneo, na sua composição, sendo a mais indicada para peles maduras, enrugadas e desvitalizadas.

Esta ajuda a combater o envelhecimento precoce, reduz as rugas e inflamações, aumenta a elasticidade da pele e combate a flacidez cutânea.

 

Preta

Possui propriedades anti-inflamatórias, estimulantes, anti-stressantes e rejuvenescedoras. Pode ser usada por todo o corpo, sendo especiamente indicada para tratamentos de artrite e artroses.

 

Roxa

É bastante semelhante à amarela. Possui propriedades rejuvenescedoras sendo bastante indicada para o rosto. Suaviza a pele, tonifica-a e dá-lhe firmeza.

 

Se gosta de tratamentos caseiros de beleza e bem-estar, leia também:

Benefícios do sabão azul e branco

Perfume de Primavera feito com sal dos Himalaias

Aprenda a fazer champô seco

Aprenda a fazer desmaquilhante caseiro

Aprenda a fazer sabonete de aloé vera

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *