Blog

Bichinhos-de-conta – praga ou um benefício no jardim?

in Jardim/Horta

Bichinhos-de-conta - praga ou um benefício no jardim?

Todos nós, em alguma altura da nossa infância, brincámos com estes bichinhos pois ao tocar-lhes eles enrolam-se formando pequenas bolinhas!

Mas será que prejudicam ou trazem vantagens para os nossos jardins?

O seu verdadeiro nome é oníscídeo e pertencem à família dos crustáceos. Os bichos-de-conta são também conhecidos por porquinhos-de-santo-antão, tatuzinhos, tatus-bolas, tatu-bolinha, tatuzinhos-de-jardim, etc.

Sabia que os bichos-de-conta não são insectos? Eles pertencem à família dos crustáceos, a mesma que as lagostas, camarões e caranguejos!

Estes crustáceos são os únicos que vivem fora de água mas requerem grandes quantidades de humidade para sobreviverem. Por este motivo é costume encontrá-los em locais protegidos e húmidos.

Com este artigo vamos explicar como evitar que os bichos de conta se tornem uma praga e como podem ser uma adição benéfica para certas partes do seu quintal.

Bichos-de-conta

Para além de contribuírem para a compostagem natural, a sua função na evolução é eliminar metais pesados (extremamente prejudiciais ao ser humano) ​​como o mercúrio, o cádmio e o chumbo. Portanto, estes bicharocos, contribuem para a limpeza do solo e das águas subterrâneas!

Ciclo de vida

Uma fêmea adulta põe vários ovos. Têm uma bolsa chamada marsúpio que mantém os ovos protegidos. Durante 4 a 6 semanas a fêmea carrega os ovos nesta bolsa. O pai também guarda os ovos tal como a mãe. Quando os ovos eclodem parecem idênticos aos pais, mas em miniatura. Após a eclosão, os bebés permanecem na bolsa durante mais alguns meses. Por volta dos 4 meses de idade os bebés abandonam a bolsa da mãe. Demora cerca de um ano para os bebés atingirem a idade adulta.

Estes minúsculos crustáceos têm uma média de vida de 3 anos. Não se reproduzem tão rapidamente quanto outras pragas de jardim / horta, mas podem ter muitos filhotes numa só época!

Habitat

Costumam preferir locais protegidos, escuros, húmidos e com matéria orgânica em decomposição. Esta também é uma forma de se manterem protegidos dos seus predadores.

Encontram-se frequentemente sob troncos e pedras e também em fendas húmidas onde se acumulam detritos de plantas em decomposição. Portanto é bastante provável encontrá-los em pilhas de composto. Preferem permanecer perto do solo e até conseguem cavar através deste, caso seja necessário.

Se não limpou os detritos do seu jardim estes podem tornar-se num habitat perfeito para os bichos-de-conta.

Ocasionalmente podem entrar para dentro das nossas casas sinalizando que existe algum problema de humidade, fuga de água ou até de madeira apodrecida. Mantenha-se atento!

Predadores

Os seus principais predadores são os sapos e os lagartos.

Alimento

Os bichos-de-conta fazem parte do sistema de eliminação de lixo da natureza. Consomem principalmente matéria vegetal em decomposição sendo uma pequena maravilha nas pilhas de composto.

Estes pequenos bichinhos preferem matéria de plantas mortas e só atacam mudas e frutas se não houverem plantas em decomposição disponíveis.

Num mundo perfeito, os bichos-de-conta apenas se alimentariam de plantas mortas. Mas como infelizmente o nosso mundo está longe de ser perfeito devido aos desequilíbrios dos ecossistemas é natural que se não houver por perto os seus alimentos favoritos as plantas em crescimento e frutas se tornem no seu próximo alvo! O mesmo pode acontecer com os caules tenros e jovens das mudas.

Bichinhos-de-conta - praga ou um benefício no jardim?

Os bichos-de-conta são ou não prejudiciais na horta / jardim?

Aparecer um bicho-de-conta aqui ou acolá não afecta em nada os nossos jardins.

Mas quando há muita abundância de material em decomposição é quando a população de bichos-de-conta sobe vertiginosamente – e aí sim, pode tornar-se num grande problema. Neste caso os restos das plantas caídas podem ser consumidos muito rápido e, de repente, as plantas e os vegetais são os próximos da fila.

Mas isto não significa que os bichos-de-conta possa ser considerado uma praga de jardim. Na verdade, grandes populações de bichos-de-conta são bastante incomuns de serem descobertas.

Lembre-se, se houver alternativa eles irão ignorar as plantas vivas. Se não criar alternativas de alimento as suas plantas podem estar em risco!

Como repelir os bichos-de-conta

Atenção que estes pequenos crustáceos não devem ser removidos totalmente do jardim pois são elementos importantes em termos de compostagem. Opte por controlar a população.

  • Terra de diatomáceas: Este pó é inofensivo para as plantas e para os humanos. Polvilhe ao redor da base das plantas.
  • Óleo de Neem: Este óleo também pode funcionar bem como tratamento preventivo. Assim como outras pragas, os bichos-de-conta não gostam do sabor do neem. Este óleo é seguro tanto para nós como para as plantas.
  • Colocar tubos de papel higiénico à volta das mudas evita que os bichos-de-conta cheguem até elas. Também pode fazer o mesmo reutilizando copos de plástico velhos retirando-lhes o fundo.
  • Coloque uma pequena pilha de lixo no seu jardim / horta durante alguns dias. Folhas em decomposição, espigas de milho ou mesmo metades de frutas irão atrair os bichos-de-conta. Ao final de alguns dias, recolha a pilha de lixo e coloque-a noutro lugar.
  • Se tiver plantas frutíferas a crescer no jardim / horta forneça suporte para manter a fruta longe do solo. Os melões e as meloas, por exemplo, podem ser suportados por pedaços de roupa velha ou até meias para proteger a fruta. Já os morangos podem ser plantados em calhas estreitas para que os frutos fiquem pendurados nas laterais.
  • Colocar as plantas em vasos em chão de cimento também vai evitar o ataque deste bichinhos pois eles preferem a humidade do solo e necessitam desta para sobreviver. Ou seja, os vasos colocados em chão acimentado vai transformar-se num longo deserto para os bichos-de-conta percorrerem.
  • Colocar pilhas de folhas em decomposição por baixo de árvores já adultas é um óptimo local para estes bichos.

Se gostou deste artigo, leia também:

Spray natural para atrair polinizadores para o seu jardim

Spray natural para atrair polinizadores para o seu jardim

Bichinhos-de-conta - praga ou um benefício no jardim?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *