Blog

Como construir um jardim que atraia insectos polinizadores

in Jardim/Horta
Como construir um jardim que atraia insectos polinizadores

Um jardim ou mesmo uma horta cheios de insectos polinizadores ajuda a obter flores e colheitas de vegetais mais abundantes!

Estes pequenos trabalhadores ajudam a espalhar o pólen e a tornar os nossos jardins e hortas mais férteis e frutíferos. Mais uma vez, esta é uma bela forma de trabalhar em conjunto com o que de melhor a Natureza nos oferece!

Exemplos de insectos polinizadores

  • joaninhas;
  • borboletas;
  • mariposas;
  • abelhas;
  • abelhões;
  • moscas-das-flores;
  • aranhas;
  • tesourinhas;
  • percevejos;
  • libélulas;
  • etc.

Observação: os pássaros não são insectos mas também são considerados polinizadores!

Benefícios dos insectos polinizadores

Os insectos polinizadores espalham grãos de pólen que as suas plantas produzem permitindo que se desenvolvam frutas e sementes férteis.

Sem as mais de 200 mil espécies de polinizadores que existem no mundo simplesmente não seríamos capazes de ter um jardim nem tão pouco seria possível produzirmos alimentos!

Mais ainda, os polinizadores beneficiam os ecossistemas como um todo.

Para além destes benefícios os insectos polinizadores também irão trazer vida ao vosso jardim / horta!

Jardim de polinizadores

Para terem um jardim repleto destas pequenas criaturas úteis é ter plantas / flores que os atraiam. Plantas com cores vivas, aromas doces e alta produção de néctar são escolhas perfeitas, pois tanto os insectos polinizadores como os pássaros, não lhes resistem!

Aqui estão algumas das plantas que vos vão ajudar a atraí-los:

Girassóis

As abelhas e as borboletas adoram girassóis e nós também!! Esta planta tem este nome pois a sua flor acompanha a trajectória do sol, do nascente ao poente – as suas flores giram em direcção da luz solar e vão girando sobre o caule ao longo do dia. Leia também:

Lantanas

As flores das lantanas atraem abelhas, borboletas e beija-flores. Esta planta perene é bastante resistente à seca e requer pouca manutenção.

Zínias

Estas flores coloridas ajudam a atrair abelhas, borboletas e joaninhas.

Glicínias

Esta trepadeira “do paraíso” atrai abelhas, abelhões e até borboletas. As suas flores são tão incríveis que até humanos atrai pois as duas flores são comestíveis!! Se quiser aprender a a cuidar desta planta, leia também:

Calêndulas e malmequeres

São flores bastante apreciadas pelas abelhas e borboletas.

Borragem

As lindas flores azuis da borragem não passam despercebidas às abelhas e abelhões. Leia também:

Buganvílias

As suas cores variam desde o branco, aos tons laranja e amarelos, até ao rosa, vermelho e roxo. As flores são comestíveis (apenas a parte colorida) e tratam vários problemas de saúde! Se quiserem saber mais sobre esta planta maravilhosa, leia também:

Sardinheiras ou gerânios

Existem sardinheiras de várias cores, mas todas elas exuberantes de tal forma que as joaninhas não lhes resistem. Leia também:

Petúnias

Dentro da família das petúnias existe uma grande variedade: flores simples e duplas, pétalas às riscas ou lisas, etc. Existem em quase todas as cores desde brancas, pretas, roxas, amarelas, rosas, salmão, vermelhas, etc.

Sabia que a petúnia faz parte da mesma família (Solanaceae) a que pertence o tomate, o tabaco, a pimenta, a batata, a goji, a beringela e o fisális?

Leia também:

Alfazemas

As alfazemas trazem benefícios incríveis à sua casa e jardim. As abelhas, em particular, amam estas lindas flores. É fácil de cultivar sem muito trabalho extra no jardim!

Hortelã

A fragrância da hortelã é atraente para os humanos mas também é atraente para os polinizadores. Lembre-se de que a hortelã tende a se espalhar rapidamente, por isso tome cuidado ao plantar. Leia também:

Manjericão

Quando o manjericão atinge o ponto de floração as abelhas e outros polinizadores aparecem como por magia! Tome cuidado para não colher as folhas do manjericão em demasia para permitir que alguns ramos floresçam. Leia também:

Orégãos

Quando o orégãos atingem o ponto de floração são muito atraente para as abelhas. Leia também:

Funcho ou erva-doce

As lagartas das borboletas-cauda-de-andorinha são altamente atraídas pelo sabor do funcho. Este é um óptimo complemento para o seu jardim polinizador pois ajuda a manter a população de borboletas na área.

Flores dos alhos

Por mais tentador que seja colher todos os alhos para usar na sua cozinha, deixe que alguns dêem flor pois irá atrair borboletas e abelhas. Leia também:

Spray natural para atrair polinizadores

Os polinizadores não são só atraídos pelas cores das flores mas também pelo aroma.

Este spray é tão simples de fazer quanto misturar um óleo essencial com um pouco de água e pulverizar sobre e ao redor das flores / plantas para atrair abelhas e borboletas para o seu jardim. Trata-se de uma forma segura e eficaz para trazer lindas borboletas para o seu jardim neste verão! Para aprender a fazê-lo, leia também:

Hotel de insectos

O hotel de insectos pode contribuir para o aumento da diversidade de insetos, permitindo também observar de perto abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, crisopas, moscas-das-flores, etc.. Para além disso, um hotel de insectos oferece abrigo para hibernação durante o inverno e um local de reprodução durante o verão. Quer saber como se faz? Leia também:

Muitas destas plantas são comestíveis e possuem várias propriedades medicinais benéficas para a nossa saúde. Portanto, ao cultivar estas plantas estará a atrair polinizadores mas também estará a criar um jardim medicinal para si e para a sua família!

Como construir um jardim que atraia insectos polinizadores

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *