Blog

Aprenda como deve plantar manjericão em canteiros ou vasos

in Jardim/Horta
Aprenda como deve plantar manjericão em canteiros ou vasos

Já pensou em ter a sua própria horta de ervas aromáticas em sua casa? Aprenda como plantar e cuidar do manjericão!

O seu nome científico é Ocimum basilicum. Esta planta possui diversas propriedades medicinais que podem ajudar em diversos problemas de saúde. Leia também:

Propriedades e indicações terapêuticas do manjericão

As suas folhas são muito perfumadas e podem ser utilizadas para temperar pratos de massa, carne, saladas, sopas, molho ou polpa de tomate, kecthup caseiro, pesto, pizas, etc. Leia também:

Esta planta fica sempre bem num vaso perto da sua cozinha ou numa floreira do seu jardim!

Existe também uma variedade de folhas roxas. É mais resistente a temperaturas baixas mas o seu aroma é menos intenso. As dicas que se seguem também servem para este tipo de manjericão.

Diferença entre manjericão e manjerico

A maior diferença é que as folhas do manjericão são maiores e mais tenras. O manjerico é da mesma família e género do manjericão. O manjerico é também uma planta comestível e como tem praticamente a mesma composição química que o manjericão o seu sabor e aroma é muito semelhante.

Como plantar manjericão

A melhor estação para o plantar é, sem dúvida, a Primavera dado que as temperaturas estão mais amenas. O manjericão não suporta o frio por isso se o plantar no Inverno mantenha-o protegido dentro de casa ou em estufas.

Se o plantar em canteiros faça pequenos buracos no solo e coloque 3 a 4 sementes. Cubra com terra solta e regue diariamente mas sem exageros.

A germinação dá-se entre 4 a 14 dias após o plantio. Quando a planta atingir cerca de 10 cm de altura já pode ser transplantada para o local definitivo.

Se optar por vasos ou floreira escolha aqueles que tenham mais de 20 cm de profundidade. O ideal serão vasos ou floreiras com 30 a 40 cm de altura e diâmetro.

Se tiver uma varanda ou um terraço, coloque os vasos de forma a apanharem, pelo menos, 4h de sol por dia.

O manjericão repele a traça do tomate. Também repele moscas e mosquitos por isso é uma excelente opção para colocar nos parapeitos das janelas e à entrada de casa, durante o Verão.

As suas flores são brancas e a floração dá-se entre Setembro e Outubro.

Sementeira / plantação

Semeie manjericão de 2 em 2 meses para ir tendo sempre este tempero pronto a usar!

No exterior plante apenas quando as temperaturas estiverem acima dos 20ºC.

Se quiser semear/plantar no Outono e no Inverno deve mantê-lo protegido do frio e com todas as condições controladas (luz, temperatura e humidade).

Temperatura e luz

O manjericão necessita de uma boa exposição solar – pelo menos 4h de luz directa.

Tipo de solo

Gosta de solos leves, férteis, leves, bem drenados e ligeiramente alcalinos.

Aprenda como deve plantar manjericão em canteiros ou vasos

Regas

Esta é uma das ervas aromáticas com mais necessidade de água. Gosta de regas regulares, principalmente, no Verão. Mantenha o solo húmido mas sem o encharcar e faça as regas junto ao solo.

Propagação

Propaga-se através de sementes ou estacas. Leia também:

Colheita

Mais ou menos ao final de 60 dias a planta está pronta para ser colhida.

Deve cortar a parte superior da planta para favorecer a produção de novos galhos. Assim irá manter a planta saudável durante mais tempo.

As folhas de manjericão devem ser utilizadas frescas. Se as quiser conservar use azeite ao invés de congelá-las ou secá-las.

Manutenção

Para que a planta se mantenha saudável mais tempo, deve ser cortado com regularidade, nomeadamente as primeiras inflorescências. Se não consumir regularmente manjericão tenha o cuidado de o ir aparando quinzenalmente. Isto va fazer com que a planta se mantenha jovem durante mais tempo e também ajuda a preservar o sabor das folhas.

Como se trata de uma planta que gosta de solos férteis deve adicionar matéria orgânica antes da plantação e novamente na Primavera e no Outono.

Pragas e doenças

Pode ser susceptível ao ataque de lesmas e caracóis. Por isso deve fazer as regas, de preferência, de manhã.

Plantas companheiras

Tomate, alface, pimento, salsa e coentros. Leia também:

Aprenda como deve plantar manjericão em canteiros ou vasos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *