Blog

Aprenda a fazer polpa ou molho de tomate caseiro

in Jardim/Horta, Sabores

Aprenda a fazer polpa ou molho de tomate caseiro

Uma forma simples de conservar/preservar o tomate da época é transformá-lo em polpa ou molho de tomate caseiro, para servir o ano inteiro.

Nada se compara ao sabor do seu próprio molho de tomate, que pode adaptá-lo conforme o seu gosto – ou mesmo preparar diferentes receitas para diferentes ocasiões.

Genericamente, o que distingue a polpa do molho de tomate é a concentração do ingrediente principal: o tomate. Numa polpa, para cada 5kg de tomate (idealmente previamente cozido e pelado, mas também pode ser fresco e inteiro), uma colher de sopa de sal e uma de açúcar, 100ml de azeite ou óleo.

Ferve-se tudo durante 30 ou 45 mns e tritura-se até obter uma consistência cremosa. Se houver necessidade, junta um pouco de água.

Aprenda a fazer polpa ou molho de tomate caseiro

Uma receita de molho de tomate já considera mais preparação e temperos.

Começando com os mesmos 5Kgs de Tomate!

Inicie um refogado com aproximadamente os mesmos 100ml de óleo ou azeite (azeite, o mais comum) e uma cebola bem grande, ou duas médias. Junte meio pimento de tamanho médio. Quando a cebola aloirar junte quatro dentes de alho (grandes, também, cortados ou amassados), e mal o alho tenho passado ligeiramente no refogado junte o tomate (cozido e pelado ou fresco e inteiro). A partir desse momento começamos a temperar! Junte primeiro uma colher de sopa de sal, uma de açúcar e pimenta q.b., e ervas aromáticas a gosto: orégãos, manjericão, salsa e tomilho. Não hesite nas quantidades! Após 45 min de fervedura triture até obter uma consistência cremosa.

Regra geral: se cozer e pelar previamente os tomates mais facilmente obtem uma pasta cremosa. Mas pode usar os tomates frescos – ficando menos cremosa -, ou pode optar por passar no final com um passador da massa que retira um pouco da pasta da casca.

Agora é só enfrascar e conservar!

Veja também:

Tomate – Propriedades e Indicações Terapêuticas

Ketchup Caseiro

Esterilização de Frascos para Conservação de Produtos

Aprenda a fazer polpa ou molho de tomate caseiro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *