Blog

Aprenda a semear girassóis – uma planta tolerante ao sol

in Jardim/Horta
Aprenda a semear girassóis - uma planta tolerante ao sol

Esta planta também é conhecida por flor do sol e é considerada a planta do mês de Agosto devido aos campos verdejantes e amarelos que se veêm nesta altura.

Os girassóis são flores muito fáceis de cuidar, que atraem borboletas!

O seu nome científico é Helianthus annuus e trata-se de uma planta nativa da América do Norte. Também crescem na Europa, Austrália, Nova Zelândia e outras áreas ensolaradas.

O girassol tem este nome pois a sua flor acompanha a trajectória do sol, do nascente ao poente – as suas flores giram em direcção da luz solar e vão girando sobre o caule ao longo do dia.

Aprenda a semear girassóis - uma planta tolerante ao sol

Como semear girassóis

Depois que a planta passa do estágio de muda, os girassóis são plantas boas e tolerantes ao sol que requerem cuidados mínimos.

Como semear

Por serem anuais, é necessário semear novas sementes todos os anos. Algumas podem se auto-semear, mas tenha em mente que os híbridos podem não ter a mesma aparência que as plantas-mãe.

Os girassóis podem ser mantidos em vasos ou em canteiros. Em vasos é mais adequado semear variedades menores ou anãs. Podem ser utilizados em bordaduras e como sebe natural.

A época de plantação é na Primavera e no Verão. E a época de floração é no Verão. O seu ciclo biológico é anual e dura entre 110 a 170 dias.

As sementes devem ser semeadas depois da altura das geadas.

A temperatura ideal do solo é entre os 21 ° a 25 ° C. Mas também pode semear a temperaturas acimas dos 13ºC.

Semeie a 2,5cm de profundidade, 15 cm a 50cm espaçadas entre si, dependendo da variedade.

Também pode semear várias sementes juntas e desbastar / remover as plantas mais fracas após algumas semanas. Quando os girassóis apresentarem cerca de 10cm a 15cm de altura desbaste os menores e os mais fracos, de forma a que fiquem afastados uns dos outros (pelo menos 30/35 cm). Este procedimento permitirá que os seus girassóis se desenvolvam mais e haja um maior aproveitamento de nutrientes. Assim terá girassóis com caules mais fortes, mais altos e flores de maiores dimensões.

Pode sempre verificar as instruções no pacote de sementes.

Podem ser transplantados quando as plantas atingirem os 10 a 15cm de altura.

Luz e temperatura

Como o nome indica, gosta de sol pleno, não conseguindo sobreviver à sombra. Seis a oito horas por dia é o ideal. Escolha também um local protegido do vento.

Aprenda a semear girassóis - uma planta tolerante ao sol

Tipo de solo

Os girassóis têm raízes bastante compridas que podem crescer profundamente no solo. Se algo bloquear as raízes, a planta não crescerá até ao seu tamanho potencial. Por este motivo é melhor cultivar apenas variedades anãs em recipientes.

Os girassóis requerem solos fertéis, ricos em matéria orgânica e bem drenados.

Regas

Irrigue com a frequência necessária de forma a que o solo se mantenha húmido, mas nunca encharcado.

Assim que o sistema de raízes esteja estabelecido reduza a frequência de regas de forma a que seja feita semanalmente.

Fertilização

Deve fazer fazer uma adubação com estrume ou adubo verde.

Utilize terra compostada, leia também:

Plantas companheiras e antagónicas

Algumas plantas são amigas umas das outras e algumas simplesmente não se dão nada bem, tal como as pessoas! Para garantirmos o sucesso das nossas plantações não basta um bom solo, nutrientes, luz e água. Também é necessário que as plantas se dêem bem umas com as outras.

Companheiras:

  • tomates
  • pimentos
  • pepinos
  • milho
  • soja

Antagónicas:

  • batatas
  • feijão trepador

Aprenda a semear girassóis - uma planta tolerante ao sol

Colheita

Certas pessoas só semeiam girassóis como bordadura no seu jardim / horta. Mas outras têm a finalidade de colher as sementes. 

As flores de girassol costumam durar 30 a 45 dias.  Após este período, parte posterior da flor antes verde ficará castanha – é nesta altura que deve proceder à colheita das sementes.

As sementes são boas para problemas cardíacos e problemas de estômago. Saiba mais sobre os benefícios desta planta:

Quando as flores secarem completamente devem ser cortadas. Se não as cortar, as flores vão deixar cair as sementes no solo e provavelmente germinarão no ano seguinte se não forem atacadas por pragas.

Pragas e doenças

Os caracóis, os ratos, as toupeiras, os esquilos e os pássaros adoram desenterrar as sementes e alimentar-se também das mudas.

Utilize, por exemplo, garrafas ou garrafões para proteger as suas mudas. Saiba mais sobre esta e outras dicas:

O girassol-pompom é uma das variedades mais graciosas de girassol. As suas flores parecem bolinhas de lã amarelas e roubam a atenção em qualquer jardim!

Aprenda a semear girassóis - uma planta tolerante ao sol

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *