Blog

Plantar árvores em buracos quadrados é mais produtivo? Será?

in Jardim/Horta
Plantar árvores em buracos quadrados é mais produtivo? Será?

Segundo um estudo dizem que plantar árvores em buracos quadrados faz com que cresçam mais rápido e mais fortes!

Teoria do botanista James Wong

O botanista James Wong afirma que os buracos em formato quadrado estimulam as raízes a espalharem-se no solo, enquanto que os buracos de formato redondo incentivam as raízes a formar uma espiral compacta.

Tradicionalmente, as árvores sempre foram plantadas em buracos de formato redondo – talvez porque os seus troncos são cilíndricos e a extensão das suas copas são arredondadas. Esta é uma daquelas suposições aparentemente óbvias e inquestionáveis.

Plantar árvores em buracos quadrados é mais produtivo? Será?

Mas Wong não concorda! Refere que ao plantar árvores em buracos de formato redondo. especialmente ricos em composto e fertilizante faz com que as mudas comecem a desenvolver rapidamente novas raízes que se espalharão proporcionando um excelente sucesso inicial. No entanto, uma vez que atingem o solo comparativamente mais pobre e compactado no perímetro do buraco, as raízes vão reagir “serpenteando” ao longo da borda do buraco em busca de condições de crescimento mais ideais. As raízes vão acabar por criar um formato cilíndrico, como se estivessem dentro de um recipiente / vaso

“Assim que as raízes amadurecerem vão engrossar e endurecer num anel apertado criando um cinturão subterrâneo que sufocará a planta, resultando no atrofiamento severo e até mesmo na morte da árvore, refere Wong.”

O simples acto de cavar um buraco de formato quadrado pode evitar que as raízes acabem todas emaranhadas. Wong acredita que quando as raízes atingem o ângulo estreito de 90 graus (buraco de formato quadrado), ao invés de começarem a enrolar-se e a criarem uma espiral acabam por sair do buraco, onde foi feito plantio, para colonizar o solo que está à volta.

Buracos com formato quadrado aceleram de forma consistente o estabelecimento das árvores e tornam-nas mais resistentes aos desafios ambientais, como é o caso da seca.

Para aumentar as chances de sucesso utilize nem composto nem fertilizante ao plantar as árvores. Basta encher o buraco com a terra que cavou e retirou. Isto fará com que as raízes se espalhem mais profundamente e mais amplamente em busca de nutrientes, em vez de ficarem agrupadas. “Também pode podar todas as bordas das raízes torcidas ou emaranhadas antes de plantar a muda”, conclui.

“Apesar de parecer um pouco violento, este tipo de poda nas raízes na verdade desencadeia a produção de compostos que estimulam activamente o seu crescimento.”

Ver fonte: aqui

Buracos redondos ou quadrados para plantar árvores? Qual o mais produtivo?

Quando as raízes alcançam o vaso ou o recipiente de plástico encontram uma superfície lisa e dura – o que impede o seu crescimento. Desta forma as raízes só se poderão propagar para cima, para baixo ou formando uma espiral.

O solo não é plástico, portanto as bordas dos buracos em formato circular não são rígidas. Mesmo que o solo à volta seja duro, este ainda tem alguma porosidade que permite que as raízes se propaguem nele. Mesmo que as raízes não possam crescer em linha recta, estas irão procurar pequenas aberturas no solo para se propagarem.

Se estivermos no meio do oceano imenso só vemos a linha do horizonte horizontal. Como somos demasiado pequenos não conseguimos ver a curvatura da Terra. Imagine agora que é uma ponta de uma raiz. Sendo tão pequena, a borda do buraco parece uma parede plana gigante não conseguindo diferenciar se a mesma é redonda ou quadrada.

Existem inúmeros artigos não científicos online sobre os benefícios do uso de buracos quadrados, mas todos parecem ter sido copiados do artigo do botanista James Wong no The Guardian. Esta fonte não incluiu nenhuma referência a estudos científicos para apoiar sua afirmação, embora não queira dizer que não existam.

Só encontrámos um estudo que analisou buracos de diferentes formatos utilizando mudas de carvalho (Quercus virginiana). Foram testados buracos com formato quadrado, redondo e até em forma de estrela.

A conclusão do estudo foi que o formato do buraco não afectou o crescimento da árvore ou o crescimento das suas raízes no solo.

Também foram testados buracos de formato redondo mas que afunilavam na parte inferior e descobriram que eram ligeiramente melhores que os buracos redondos sem o afunilamento.

É apenas um estudo feito somente com uma espécie de árvore, mas conclui que a teoria do buraco em formato quadrado não influencia em nada o crescimento ou atrofio da árvore em questão.

Resumindo, não há nada como experimentar para tirar as próprias conclusões! Experimentem e digam-nos como correu!

Ver estudo: aqui

Se gostou deste artigo, leia também:

Melhore o crescimento das árvores de fruto com outras plantas!

Melhore o crescimento das árvores de fruto com outras plantas!

Plantar árvores em buracos quadrados é mais produtivo? Será?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *