Blog

Aprenda a fazer um fertilizante adequado para as suas suculentas!

in Jardim/Horta
Aprenda a fazer um fertilizante adequado para as suas suculentas!

O café há muito que é conhecido para fertilizar plantas, mas no caso de suculentas existem alguns cuidados a ter!

Muitas pessoas utilizam grão velhos de café e também as suas borras tanto no compostor como aplicado directamente para fertilizar plantas. Mas como todos sabemos, o que funciona bem para algumas plantas nem sempre funciona para suculentas, especialmente quando se trata de fertilizantes!

As suculentas são mais facilmente queimadas por fertilizantes químicos do que as outras plantas. Daí ser tão importante o uso de fertilizantes naturais. Mas qual será o mais adequado?

O pó de café contém cerca de 2% de nitrogénio. É por este motivo que utilizamos as suas borras como fertilizante natural e também no composto. Já o café fermentado também possui bons nutrientes, como é o caso do magnésio e do potássio.

O nitrogénio, o magnésio e o potássio são nutrientes essenciais para as mudas de plantas. Se o solo que utilizar para plantar mudas não tem uma quantidade suficiente destes minerais, as suas folhas começarão a ficar pálidas acabando por resultar num mau crescimento da planta. Por este motivo é tão importante fertilizar as suculentas, especialmente se as mantiver em vasos ou recipientes.

Ao final de algum tempo das suculentas estarem plantadas nesses vasos, estas já consumiram por completo os macronutrientes disponíveis na terra presente no recipiente. Por isso, temos de adicionar novamente nutrientes para as manter saudáveis.

Aprenda a fazer um fertilizante adequado para as suas suculentas!

Fertilizante adequado para suculentas

O café possui estes nutrientes vitais para as suculentas, mas também contém algum nível de acidez.

Muitos de nós pensamos que o facto de ser ácido, o café não é muito apropriado para usar nas plantas. Mas a maioria das plantas, incluindo as suculentas, na verdade crescem melhor em condições ligeiramente ácidas!

Tudo se resume aos níveis de pH. A água da torneira que normalmente usamos para regar as plantas possui um pH 6,5 e ≤9, de acordo com os valores estipulados pela legislação em vigor.

As plantas normalmente gostam de um pH entre 5,8 e 7.

Os grãos de café da sua marca favorita funcionarão como fertilizante no jardim, mas não em vasos de plantas. A terra presente nos vasos não contém micróbios suficientes para desfazer o pó de café de uma forma que as suas suculentas o possam usar para se alimentarem. Se fizer um café para beber e diluí-lo com água, ele já funcionará bem como uma alternativa ao fertilizante químico!

Resumindo, não utilize borras de café para fertilizar suculentas e outras plantas que mantenha em vasos!

Como fazer?

Prepare uma chávena de café da marca que menos gosta e depois dilua-o em água.

Deve utilizar quantidades iguais de café e água (proporção de um para um) nas suas suculentas. Por exemplo, fizer 250 ml de café certifique-se que o dilui em 250 ml de água!

Aprenda a fazer um fertilizante adequado para as suas suculentas!

No jardim e na horta

O pó / borras de café realmente não funciona em vasos de plantas, mas se tiver algumas suculentas plantadas no jardim, pode colocar o café directamente no solo.

À medida que o pó e as borras de café se desintegram vão adicionam nitrogénio ao solo. O café também ajuda a arejar o solo, a melhorar a sua drenagem, e pode até ajudar a suprimir certas ervas indesejáveis e a manter as pragas afastadas das suculentas.

Apenas lembre-se de nunca adicionar pó de café fresco ao solo – o seu alto teor de cafeína pode matar as suas plantas! Já as borras de café possuem muito menos cafeína e por isso o seu uso é seguro.

Se adora suculentas e quer aprender a cuidar delas correctamente, consulte também o nosso guia:

Guia para aprender a cuidar correctamente das suas suculentas!

Guia para aprender a cuidar correctamente das suas suculentas!

Aprenda a fazer um fertilizante adequado para as suas suculentas!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *