Blog

Guia completo para plantar e cuidar da planta Estrelícia

in Jardim/Horta
Guia completo para plantar e cuidar da planta Estrelícia

A estrelícia é uma planta exótica e deslumbrante originária da África do Sul!

O seu nome científico é Strelitzia reginae e é conhecida popularmente como Ave do Paraíso ou Estrela-de-cristal. Possui flores vibrantes e folhagem exuberante, a estrelícia é uma adição impressionante a qualquer jardim ou ambiente interno.

Com os cuidados adequados esta planta deslumbrante pode prosperar e proporcionar anos de beleza e exuberância no jardim ou num espaço interno. Siga as orientações deste nosso guia.

Guia completo para plantar e cuidar da planta Estrelícia

Como plantar estrelícias

Plantação

A estrelícia pode ser propagada a partir de sementes ou divisão de touceiras. As sementes geralmente levam mais tempo para germinar e florescer, enquanto que a divisão de touceiras é um método mais rápido para obter novas plantas.

Divida as touceiras no início da Primavera, garantindo que cada divisão tenha várias raízes e brotos.

Tipo de solo

O solo ideal deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.

Antes de plantar, misture composto orgânico para plantas de floração no solo do seu jardim ou no vaso. Certifique-se de que o solo está solto e arejado para permitir o desenvolvimento saudável das raízes.

Ao plantar estrelícias cave um buraco que seja duas vezes maior que o torrão da planta. Remova com cuidado a planta do vaso e posicione-a no buraco, garantindo que o topo do torrão fique ao nível do solo. Preencha o buraco com solo adicional e compacte suavemente ao redor da base da planta.

Guia completo para plantar e cuidar da planta Estrelícia

Luz e temperatura

A estrelícia é uma planta que aprecia bastante luz solar directa. Portanto, ao escolher o local para plantá-la, certifique-se que seleciona uma área que receba luz solar abundante. No entanto, esta planta também pode tolerar sombra parcial, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

Regas

Aprecia regas regulares, especialmente durante os períodos de crescimento activo. No entanto, é importante não deixar o solo encharcado pois pode levar ao apodrecimento das raízes.

Deixe o solo secar levemente entre as regas e ajuste a frequência de acordo com as condições climáticas e com a humidade do solo.

Fertilização

Para promover um crescimento saudável e uma floração exuberante, é recomendado adubar a planta durante a Primavera e o Verão. Utilize um fertilizante rico em nutrientes.

Evite fertilizar em excesso, pois pode prejudicar a planta. Leia também:

Podas

A poda regular pode ajudar a manter a estrelícia com uma aparência compacta e saudável. Remova flores desbotadas e folhas danificadas para estimular o crescimento de novos brotos. Além disso, se a planta estiver a ficar demasiado volumosa pode as folhas mais antigas na base para promover um crescimento mais equilibrado.

Pragas e doenças

Embora a esta planta seja geralmente resistente a pragas e doenças, é importante estar atento a possíveis problemas. Verifique regularmente se a planta tem sinais de infestação de insectos, como pulgões ou cochonilhas, e trate-os conforme necessário. Além disso, evite o excesso de humidade para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas. Leia também:

Guia completo para plantar e cuidar da planta Estrelícia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *