Blog

Sabe o que são cactos do deserto? Aprenda a cuidar destas plantas!

in Jardim/Horta

Sabe o que são cactos do deserto? Aprenda a cuidar destas plantas!

Os cactos são plantas fáceis de manter. Aprenda a cuidar devidamente dos seus cactos!

Existem duas variedades de cactos:

  • Cactos da floresta – são cactos que crescem em áreas arborizadas, variando de florestas temperadas a regiões subtropicais e tropicais, ex: cactos do Natal.
  • Cactos do deserto – são os cactos “tradicionais” e mais vulgarmente conhecidos, geralmente são cobertos por espinhos ou pêlos e muitas vezes crescem com formatos cilíndricos, esferas ou obeliscos.

Sabe o que são cactos do deserto? Aprenda a cuidar destas plantas!

Tanto os cactos do deserto como os da floresta produzem flores lindíssimas, mas têm hábitos de crescimento muito diferentes.

Cactos do deserto

Quando se fala de cactos imaginamos logo aquelas plantas, nada amigáveis, cheias de picos.

Mas cada vez mais os cactos estão na moda devido à sua beleza única e fora de vulgar. Alguns dos cactos do deserto apresentam flores consideradas como as mais belas do reino vegetal!

É bastante fácil cultivar este tipo de cactos – estas são as plantas mais resistente de todas as plantas de interior. Mas, claro está, é necessário estabelecer algumas regras básicas.

Hoje em dia existem à venda dezenas de tipos de cactos do deserto – mas todos eles seguem as mesmas regras de cultivo.

Leia também:

Mezinha – Já experimentou xarope caseiro feito com folhas de cacto

Figo do Diabo – Um fruto que poucos experimentaram

Algumas espécies de cactos somente florescerão após 3 ou 4 anos de cultivo. Outros vão demorar mais tempo, ou podem mesmo nunca chegar a florescer dentro de casa.

Os cactos são resistentes, mas não são imortais! Por isso, siga as nossas dicas para ter sucesso no cultivo dos cactos do deserto!

Sabe o que são cactos do deserto? Aprenda a cuidar destas plantas!

Tipos de solo

Use terra especial para cactos com drenagem rápida. Caso não encontre à venda improvise com areia e pequenos seixos misturados na terra.

Os cactos são plantas de crescimento lento e raramente precisam ser transplantados. Além disso, lembre-se de que muitas espécies de cactos florescerão melhor quando estiverem em vasos mais pequenos e apertados.

Temperatura

Durante o seu período de crescimento preferem temperaturas quentes e secas, entre os 20ºC e os 30ºC. No inverno, as plantas preferem um clima mais frio, abaixo dos 12ºC. Esta discrepância de temperaturas deve-se ao habitat natural dos cactos – o deserto. Em estado selvagem, estes estão habituados a diferenças de temperatura. No entanto, proteja os seus cactos de temperaturas muito frias no inverno.

Luz

Exposição directa à luz é essencial para ter cactos saudáveis, especialmente no inverno. Algumas espécies podem queimar-se com o sol directo do verão caso não tenham sido acostumados pouco a pouco com esse clima.

Sabe o que são cactos do deserto? Aprenda a cuidar destas plantas!

Regas

Durante a primavera e o verão, quando a planta está a crescer activamente e a florescer ou ambas, regue somente quando o composto começar a secar.

Durante o período de repouso de inverno, páre as regas a não ser que o cacto comece a murchar.

No caso de cactos de interior tenha especial atenção ao calor libertado por aquecedores ou ares condicionados. Se a temperatura for demasiado quente é provável que os cactos necessitem de ser regados de vez em quando.

Fertilização

Use um fertilizante especial para cactos.

Problemas mais comuns

O erro mais comum no cultivo de cactos do deserto é a rega excessiva no inverno. A água em excesso irá causar podridão na base da planta ou nas extremidades das áreas em crescimento.

Caso a podridão seja avançada, pode ser necessário iniciar uma nova planta a partir de estacas ou descartar a planta inteira.

Os cactos também são susceptíveis a certas pragas, como é o caso das cochonilhas e dos ácaros.

Se gosta de cactos, leia também:

Sabe o que são cactos da floresta? Aprenda a cuidar destas plantas!

Sabe o que são cactos do deserto? Aprenda a cuidar destas plantas!

2 Comments
  1. Amei, quero sementes de todas. Onde comprar?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *