Aprenda a fazer sabonete caseiro e natural de rosas
Os sabonetes caseiros são muito mais saudáveis do que aqueles que normalmente se vendem nos supermercados.
Experimente fazer os seus próprios sabonetes!
O sabonete de rosas é indicado para todos os tipos de peles.
Sabonete de rosas
Ingredientes:
- 850g de azeite
- 115g de soda cáustica
- 320g de água destilada
- 40 a 70 gotas de óleo essencial de rosas
- taça de vidro temperado
- colher de pau
- formas de plástico ou silicone
- folhas secas de rosas
Numa zona exterior ou com a janela bem aberta mistura numa taça de vidro a água e a soda, com uma colher de pau. Tenha bastante cuidado para não se queimar pois a reacção vai aquecer bastante a água. Deixe repousar 30min até arrefecer.
Antes de começar a fazer o seu sabonete prepare antecipadamente o azeite. Através da técnica – maceração – faça um óleo de pétalas de rosas para intensificar o aroma.
Numa panela aqueça o azeite (45º). Quando estiver quente desligue o lume e adicione a água com soda (arrefecida). Misture bem, adicione as gotas de óleo essencial, as folhas de rosa e distribua o preparado em formas. Deixar repousar durante 1 mês num local seco e arejado.
Leia também:
Aprenda a fazer pó perfumado de rosas e deixe de usar pó de talco
Como obter os princípios activos das plantas
Propriedades e indicações terapêuticas das rosas
Aprenda a propagar roseiras em batatas
um conselho de quem anda nisto dos sabões naturais: em vez de 850g usem 900g de azeite. a receita acima não deixa nenhuma percentagem de azeite livre (sem saponificar), enquanto com os 900g (alem de ser a receita “original” do sabão de castilla, deixa uma percentagem de 5% de azeite livre o que o torna mais suave para a pele, sem correr riscos de haver ainda alguma soda caustica por neutralizar.
Obrigado pelo conselho, mas note que este sabonete não é a receita do Sabonete de Castela (ou de Azeite que temos publicado também), tendo sido recolhido numa fonte de confiança (existem mesmo muitas fórmulas diferentes, apesar do “castilla” ser muito comum em Portugal). O tempo de espera assegura que toda a soda é neutralizada, não existe qualquer risco no produto final. Obrigado por nos acompanhar! 🙂
Amo os sabonetes das receitas de senhora dos montes ,podem postar sempre.