Blog

Lendas e histórias do castelo de Bragança

in Saberes

 

Lendas e histórias do castelo de Bragança

O castelo de Bragança localiza-se na freguesia de Santa Maria no concelho de Bragança. É um dos castelos portugueses mais importantes e bem preservados.

 

Do alto dos seus muros avistam-se 4 serras: Montesinho, Nogueira (oeste), Sanabria (a norte) e Rebordões (a nordeste).

A história de Bragança resume-se à tentativa de instituir um centro regional dominante na zona mais periférica do reino. Diz-se que este processo começou com D. Sancho I que se preocupava em celebrar uma estreita proximidade entre a família dominante do Nordeste e o poder régio de forma a que houvesse uma maior autoridade real na região brigantina. Foi então neste contexto que se fundou a cidade de Bragança em 1187.

Um século depois, durante o reinado de D. Dinis, foram feitas obras no castelo. Mais tarde, o seu sucessor D. Afonso IV que reinou durante os anos 1325 a 1357 confiscou os bens de D. Afonso Sanches, seu irmão ilegítimo. Este, por sua vez declarou guerra ao seu irmão e invadiu Portugal através da fronteira de Bragança, matando e roubando bens e propriedades, promovendo o caos. A paz acbou por ser negociada pela Raínha Santa Isabel, já viúva de D.Diniz.

 

Castelo de Bragança

 

Séculos mais tarde a casa de Bragança foi inaugurada com o casamento de D. Afonso (1ºConde de Bragança – filho bastardo de D. João I) com D. Beatriz (filha de D, Nuno Álvares Pereira). A construção da imponente Torre de Menagem começou por esta altura ficando concluída por volta do ano 1439, durante o reinado de D. Duarte (1433-1438). Mas foi sob o reinado de D. Afonso V, em 1466, que ordenou a elevação da vila de Bragança a cidade.

Nos últimos séculos houve uma grande degradação e, até em certos casos, o desmantelamento das muralhas e da estrutura defensiva medieval. Em 1800, uma parte da secção nascente das muralhas foi aproveitada para a construção de um quartel de infantaria.

Esta fortaleza destaca-se pela sua Torre de Menagem, com fins militares e a Torre da Princesa pelas lendas que a envolvem. Pouco se sabe sobre esta torre a não ser que era unicamente uma dependência da casa dos alcaídes ou governadores. Pela sua arquitectura percebe-se que não teve qualquer fim militar.

 

Lenda do Castelo de Bragança ou da Torre da Princesa

Na aldeia de Benquerença, hoje conhecida por cidade de Bragança, havia uma princesa bela e órfã que habitava o castelo com o seu tio. Esta apaixonou-se por um jovem pobre que partiu para procurar fortuna, prometendo que só voltaria quando fosse digno para pedir a mão da princesa em casamento.

Os anos foram passando, e a bela princesa continuou esperando pelo seu amado. Por sua vez, o seu tio arranjava-lhe pretendentes fidalgos, mas esta recusava sempre. Recusou durante anos até que o seu tio resolveu obrigá-la a casar com um nobre cavaleiro seu amigo. Quando o tio resolveu apresentar a princesa ao cavaleiro, esta desmancha-se num pranto e conta-lhe que o seu coração já tinha dono. Dono esse por quem ela esperava há 10 anos.

Certa noite, o tio danado que resolveu disfarçar-se de fantasma entra por uma das portas dos aposentos da princesa e tenta passar-se pelo seu amado dizendo-lhe que já tinha morrido. Nisto, quando a princesa estava quase a jurar por Cristo que iria quebrar a promessa feita ao seu amado, abre-se a outra porta dos aposentos e apesar de ser de noite, entrou um raio de Sol que desmascarou suposto fantasma.

Desde então a princesa nunca mais foi forçada pelo seu tio e passou a viver recolhida sempre na torre, torre essa que ficou com o nome de Torre da Princesa. As duas portas ficaram para sempre lembradas como a Porta do Sol e a Porta da Traição.

Dizem, que numa noite de tempestade, o seu amado apareceu e raptou-a, dando-lhe uma espécie de guarda-chuva, fazendo com que esta se lançasse em seus braços.

 

 

 Bragança

Save

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *