Blog

Vinagre dos Quatro Ladrões – Já ouviu falar desta mezinha?

in Saberes, Soluções para casa
Vinagre dos Quatro Ladrões - Já ouviu falar desta mezinha?

 

O Vinagre dos Quatro Ladrões é também conhecido como “vinagre de Marselha“. Este tornou-se famoso como protector contra doenças e bruxarias.

Este preparado é feito à base de ervas e especiarias curtidas no vinagre. A sua receita varia muito assim como os pormenores da lenda. Mas, uma coisa é certa, já foi comprovado que os ingredientes que compõem este vinagre têm propriedades anti-bacterianas e  anti-sépticas podendo ser utilizado na limpeza da casa. Inclusivamente serve de repelente contra insectos! (a peste bubónica, bem como a febre tifóide transmitem-se através de insectos).

Lenda do Vinagre dos Quatro Ladrões:

Reza a lenda que a cidade de Marselha, em meados do séc.XVII, foi bastante atingida pela peste negra. As casas atingidas eram marcadas com cruzes vermelhas, os infelizes que apresentavam sintomas da peste eram obrigados a usar um sino ao pescoço. Desta forma anunciavam a sua presença dando tempo às restantes pessoas para se afastarem, imediatamente, de forma a não serem contagiadas.

Peste negra

A população encontrava-se em pânico pois achavam que a peste era um castigo dos deuses pelos pecados do Homem ou que então só poderia tratar-se de bruxaria ou obra do diabo. Até a criminalidade diminuía dado o medo e o horror de ser contagiado. Mas havia um grupo de quatro ladrões que tinha a coragem de invadir as casas das pessoas contaminadas para roubar tudo o que encontrassem. Ninguém conseguia explicar como estes se mantinham imunes à doença e sem qualquer receio.

Quando estes foram finalmente capturados, sob tortura ou promessa de atenuamento das suas penas, estes acabaram por revelar que possuíam a receita de uma poção mágica.

Revelaram que encontraram, numa biblioteca antiga, a receita de vinagre com ervas e que este garantia protecção contra qualquer mal.

A receita acabou por ser divulgada à população para se poderem proteger da epidemia que se alastrava cada vez mais.

Assim, a receita, ficou conhecida como o “Vinagre dos Quatro Ladrões“.

Receita do vinagre dos quatro ladrões

Este vinagre continuou, até hoje, a ser utilizado contra males físicos e espirituais, bem como para afastar negatividades, maldições, azares e invejas. E derivadas às suas propriedades desinfectantes é também usado na limpeza de casa.

Para quem acredite que este tem o poder protector contra bruxarias e limpeza de aureas poderá colocar uma colher de sopa de sal grosso em 2 colheres de sopa deste vinagre. Por fim salpique as entradas  da sua casa para a proteger contra visitantes indesejados ou intrusos.

 

Vinagre dos Quatro Ladrões - Já ouviu falar desta mezinha?

 

 

Receita do Vinagre dos Quatro Ladrões

Para fazer este vinagre terá de fazer primeiro um preparado de cânfora:

Preparação de aguardente ou álcool cânforado

Dissolva 50g de cânfora em 500ml de aguardente ou álcool etílico. Caso a cânfora utilizada seja em placa deverá triturá-la para esta se dissolver mais facilmente. Guarde a mistura num frasco de vidro tapado e devidamente identificado. Como se trata de um produto inflamável, mantenha o frasco longe de fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais.

A cânfora pode ser comprada em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Caso não consiga encontrar as ervas aromáticas frescas use ervas secas mas somente metade da quantidade abaixo indicada.

Ingredientes

  • 1L vinagre branco ou de sidra
  • 7,5g de aguardente ou álcool cânforado
  • 30g de flores de salvia fresca
  • 30g de alecrim fresco
  • 22g de arruda fresca
  • 15g de flores de alfazema frescas
  • 0,5g de cravinho-da-índia em pó

Comece por picar as ervas aromáticas. A seguir, coloque-as dentro de um frasco de vidro e junte a aguardente cânforada e o cravo-da-índia. Feche o frasco. Agite e deixe macerar durante 3 a 4 horas. Depois disso, volte a abrir o frasco e acrescente o vinagre branco. Deixe a mistura em repouso durante 1 a 2 semanas (agite-a ocasionalmente). Por fim coe a mistura e guarde-a num frasco de vidro, opaco, previamente esterilizado, num local fresco e escuro.

Validade: 1 ano

Observação: este preparado é somente para uso externo.

Save

Vinagre dos Quatro Ladrões - Já ouviu falar desta mezinha?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *