Valas de infiltração em curva de nível ou Swales
Valas de infiltração em curva de nível, ou Swales, são valas desenhadas para acompanhar o desenho topográfico de um terreno, de modo a aumentar a retenção e infiltração de água no solo.
Nas disciplinas da Permacultura e da Gestão Holística trata-se de um conceito crítico pois com uma intervenção relativamente simples consegue-se um resultado imediato e duradouro no tempo, no sentido do aumento da fertilidade natural e eficiência da utilização do elemento mais preponderante para o Homem: a água.
Este conceito pode ser usado em todo o tipo de actividade humana com a Natureza, seja em Gestão florestal, em Horticultura ou Fruticultura, pois trata-se de um melhoramento natural em equilíbrio com a geografia natural.
Um grande exemplo deste princípio na prática são as encostas “terraçada” para agricultura que encontramos um pouco por todo o mundo, normalmente em pedra. Apesar de não ser tão rigoroso quanto a prática actual de valas de infiltração, os Antigos tinham de considerar este factor para o próprio suporte das estruturas de pedra que construiam para encontrar um equilíbrio que permitisse a longevidade da mesma.
Em Permacultura, o Swale é utilizado sempre que possível, integrado em zonas de horta, pomar e encostas florestais, sendo que além da função de retenção de água pode ser parte integrante de um sistema integrado de swales que captam e direccionam água de modo a alimentar reservas de água como lagos, diques, etc.
Desta forma podemos aumentar naturalmente a fertilidade do solo e as reservas de água disponíveis, aproveitando o perfil natural do terreno para captar, reter, infiltrar e direccionar toda a água necessária, obtendo um sistema mais sustentável em termos de utilização deste precioso elemento.
Em Gestão Holística, a prática do Keyline segue o mesmo princípio. Encontra-se o Keypoint – ponto crítico no perfil da paisagem para a captação de água, e através de tractores equipados com ripper passa-se o terreno acompanhando a curva de nível, o que maximizará a captação e retenção de água. Esta técnica é mais adequada para o caso de pastos ou produções anuais de colheitas em grande quantidade.
Trata-se de uma técnica simples mas de grande impacto no seu terreno – com grande maximização do investimento como da eficiência em termos de utilização de água.
Leia também:
Compostagem – fertilizante natural para o seu jardim