Compota de maçã com canela e gengibre
A Maçã é talvez a fruta com melhores características de conservação natural, podendo ser armazenada facilmente e por períodos longos. No entanto, fazer compota e geleia caseira é uma das formas usadas para transformar este produto tão típico nas casas portuguesas.
Ingredientes:
- 1 Kg de Maçã
- 1 Limão grande
- 3 paus de canela e canela moída
- Gengibre
- 1 copo de Água
- 800 a 1Kg de açúcar (branco, amarelo ou substituto)
- Opcional: Vinho Tinto, Nozes (picadas) e passas.
Primeiramente descasque as maçãs – guarde as cascas de lado – e corte em pequenos quadrados. Junte com meio copo de água numa panela, e ponha 3 cascas de limão, os paus de canela e canela moída q.b. Acrescente gengibre picado a gosto (20 a 30grms) e deixe cozer em lume brando durante uns 40 minutos, mexendo para garantir que não queima ou cola. Nesta fase tem como opção colocar algumas passas, cerca de 30grms, e uma colher de sopa de vinho tinto.
Em separado junte o açúcar com o mínimo de água possível (não use água restante de uma vez), mexendo e misturando em lume brando até ficar uma pasta bastante espessa. Deixe ao lume uns 10 minutos – sempre em lume brando ou mesmo banho maria – para ganhar uma consistência uniforme.
Voltando à maçã, retire as cascas e os paus de canela, e toda a água que conseguir. Depois triture até ter uma pasta com uma consistência suave. Junte à pasta a calda de açúcar, e se tiver necessidade reintroduza a água que retirou da maçã antes de triturar, assim como a restante água que não usou na calda de açúcar.
Por fim, pode adicionar passas, nozes picadas e até mais canela, se for o caso.
Agora é só enfrascar e as suas compotas estão prontas!
Leia Também:
Adoro essa página A Senhora do Monte. Tenho aprendido bastante as receitas ,como plantar vegetais ,molho de tomate… nossa! muito útil Agradeço imensamente .Também são super fáceis as receitas e os chás .Muito interessante e valiosos esses ensinamentos. Deus abençoe. Sulamita Morim e um grande abraço
Como comprar o livro senhora dos montes
Olá Neusa, para já ainda não temos o livro publicado…Mas continue a acompanhar o nosso blogue e a nossa página de facebook 🙂 Obrigada pelo seu interesse 🙂