Arroz de lampreia à moda do Minho
Visite o Minho e perca-se com as suas belas paisagens e os seus deliciosos pratos típicos.
O arroz de lampreia à moda do Minho é um deles. Esta receita consiste num guisado sendo a lampreia acompanhada ou misturada com arroz.
Esta receita teve origem na região de Bordéus, daí este prato também ser conhecido por Lampreia à Bordalesa. A receita original continha alho francês e vinho de Bordéus – mas sofreu certas alterações sendo estes ingredientes substituídos por cebola e um vinho da região do Minho.
Ingredientes:
- 1 lampreia (de preferência com ovas)
- 500ml de vinho tinto maduro
- 1/2 chouriço de carne (cortado às rodelas)
- 1 chávena e meia de arroz carolino
- 4 chávenas e meia de água
- 2 cebolas
- 5 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- salsa
- azeite
- pimenta q.b.
- sal q.b.
Comece por escaldar a lampreia em água a ferver. A seguir raspe bem a pele até se retirar toda a camada viscosa que a cobre. Esfregue a lampreia com vinagre e de seguida passe-a por água fria.
Faça um lanho, cuidadosamente, no ventre da lampreia. Retire a tripa sem a deixar rebentar – aproveite todo o sangue para dentro de um tacho fundo. A seguir corte a lampreia em pedaços, com mais ou menos 2 dedos de largura.
Dentro do tacho faz-se uma marinada com o vinho, o louro, os alhos e o sal – deixe em repouso durante uma noite.
No dia seguinte prepare um refogado com o azeite, a cebola e o chouriço. A seguir acrescente a lampreia acompanhada da marinada. Que a salsa e deixe cozinhar em lume brando.
Quando a lampreia estiver tenra retire-a, acrescente o arroz e metade da água – continue a cozinhar em lume brando. Vá acrescentando a água aos poucos de modo a que o arroz fique aguado.
Antes do final da cozedura volte a introduzir a lampreia – e está pronto a servir.