Blog

Conhece esta planta? Chama-se Quatro Horas – saiba porquê!

in Jardim/Horta, Medicina Natural

Maravilhas

Descubra porque razão a planta Quatro Horas tem este nome tão peculiar!

Esta planta pertence à espécie Mirabilis jalapa e à família Nyctaginaceae.  O nome “Mirabilis” provém do latim e significa maravilha ou admirável, e “Jalapa” é um nome de uma cidade mexicana – apesar desta planta ter sido exportada dos Andes Peruanos, em 1540.

Consoante as regiões, também é popularmente conhecida como “maravilha”, “bela-noite”, “maravilha do Perú”, etc.

É originária da América do Sul (Perú), mas hoje em dia encontra-se facilmente em qualquer parte do mundo. Em Portugal chega a crescer sem grandes cuidados junto a passeios, bermas de estradas, jardins públicos e terrenos abandonados.

 

Em Inglaterra, criaram o hábito de chamar a estas flores “Quatro Horas” pois as suas flores só abrem depois do meio-dia.

 

Quatro horas

 

As Maravilhas são muito fáceis de cultivar. Crescem rapidamente, praticamente não são atacadas por pragas ou doenças logo desenvolvem-se com grande facilidade.

Este pequeno arbusto perene pode atingir 60 a 90 cm tanto de altura como de largura.

Possui inúmeros ramos laterais e dão flor durante todo o verão. As flores, que podem nascer em cachos ou isoladas, largam mais perfume ao final da tarde e variam entre as cores: amarelo, vermelho, rosa, branco ou cor de vinho.

Uma particularidade interessante é que as flores de diferentes cores podem ser encontradas simultâneamente na mesma planta. Além disso, uma flor sozinha pode ter manchas de cores diferentes.

Outro ponto interessante é a mudança de cor. Quando a planta amadurece tem tendência a mudar gradualmente de cor para rosa escuro ou violeta.

As flores podem abrir no final da manhã em locais menos soalheiros.

As flores têm um formato de sino, abrem ao final do dia e murcham no dia seguinte, mas cada planta continua a produzir novas flores, sem parar, desde o final da Primavera até ao início do Outono.

As flores são usadas na coloração de bolos e geléias.

As suas raízes são tubérculos escuros que podem atingir mais de 25 cm. Estas, em regiões mais quentes, podem chegar a pesar 18 kg!

 

Quatro Horas

Fácil de cultivar pode ser plantada em vasos e floreiras.

É habitual plantar as Quatro da Tarde próximo  de portas e janelas. E, como é resistente à salinidade, também pode ser usada em jardins no litoral do país.

 

Todas as partes da planta são consideradas venenosas e não podem ser consumidas – tenha especial cuidado com crianças e animais domésticos.

 

 

Maravilhas

 

Solo

Deve plantá-las em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Multiplicam-se por sementes e por separação das suas grossas raízes.

As maravilhas podem ser adubadas mensalmente durante a Primavera e o Verão.

 

Luz e temperatura

Dão-se bem em zonas soalheiras, embora na sombra também se desenvolvam sem problemas.

Não suportam o frio intenso e as geadas.

 

Regas

No verão gostam de alguma humidade regular mas podem ser regadas de três em três dias. No inverno, basta a água da chuva para que se mantenham vivas e saudáveis.

 

Quatro horas

 

Propagação

As sementes são produzidas no final do Verão após a queda das flores. Quando as sementes ficarem pretas e duras soltam-se da planta e assim, em poucas semanas, surgirá uma nova planta caso caiam num solo fértil. Estas sementes irão demorar um ano até atingir uma dimensão adequada no jardim e dois anos a dar flores.

Para propagações através de sementes, previamente deve mergulhá-las em água – para garantir uma germinação mais fácil e rápida.

 

 

Quatro horas

 

Observações

Estas plantas podem tornar-se invasivas se as sementes não forem mantidas sob controlo apertado. Quando se deixam crescer livremente tornam-se difíceis de eliminar dado que as suas raízes (tubérculos) são bastante fortes e profundas.

Todas as partes da planta são venenosas e não podem ser consumidas!

 

Propriedades terapêuticas

  • cicatrizantes
  • purgativas
  • diuréticas
  • afrodisíacas – raíz
  • laxante – raíz

 

 

Uso externo:

  • O sumo das folhas pode ser usado no tratamento de feridas;
  • A decocção das folhas pode ser usada para tratar abcessos e reduzir inflamações (edemas).

 

 

Maravilhas

 

Se gosta de jardins e vasos floridos, leia também:

Aprenda a cuidar das margaridas do seu jardim

Aprenda a plantar e a cuidar de sardinheiras

Saiba tudo sobre cravinas

Aprenda a plantar e a cuidar das sua peónias

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *