Blog

Amores-perfeitos – Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

in Jardim/Horta

Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

Com a chegada do outono e do inverno chegam também os jardins floridos e repletos de amores-perfeitos!

Estas plantas são indispensáveis para ter um jardim de outono, inverno e primavera florido. As suas flores lindas de cores exuberantes fazem as delícias de qualquer jardineiro. Esta planta perene normalmente é usada em vasos, floreiras e bordaduras de canteiros. Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

Sabia que as pétalas dos amores-perfeitos são comestíveis? Use-as em saladas ou para decorar pratos e doces!

Como plantar amores-perfeitos

A melhor época para semear estas plantas ornamentais é no final do verão até ao começo do inverno porque temperaturas acima dos 30ºC inibem a germinação das sementes. Os amores-perfeitos começam a florescer entre 12 a 14 semanas após o plantio das sementes. Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

Semeadura

O amor-perfeito é muito fácil de começar a partir de semente. Use um vaso que não seja demasiado profundo (mais ou menos 20cm) pois estas plantas têm raízes superficiais. Coloque algumas pedras no fundo do vaso para facilitar a drenagem. A seguir, acrescente uma mistura de terra adubada com areia. Semeie directamente as sementes no vaso, espalhando-as e cobrindo-as com 3 milímetros de terra solta. Mantenha a terra do vaso sempre humedecida. As sementes irão brotar ao final de 15 dias. Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

Tipos de solo

Esta planta gosta de solos ricos, húmidos, bem drenados e com muita matéria orgânica.

Temperatura e luz

Os amores-perfeitos gostam de sol em abundância mas não de altas temperaturas. Necessita de exposição solar no mínimo 4 horas por dia. Certifique-se que as plantas têm um pouco de sombra especialmente nas horas de maior calor.

Dica: palha e água irão ajudar a compensar o stress das altas temperaturas.

Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

Espaçamento

As plantas devem estar espaçadas de 15 a 820cm de distância.

Regas

Regue regularmente, mas deixe secar entre as regas. Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

Manutenção

Para promover e prolongar o período de floração, retire as flores desbotadas. Não mantenha os seus amores-perfeitos em locais frescos e húmidos. Certifique-se que as plantas recebem bastante luz e tenham uma boa circulação de ar.

Pragas

Os amore-perfeitos não são assim tão perfeitos e também sofrem algumas pragas. Os pulgões gostam bastante desta planta.  Para se ver livre deles lave as plantas com uma corrente forte de água ou então leia o nosso artigo sobre: Como livrar as suas plantas dos ataques dos pulgões

Onde comprar

Encontram facilmente estas plantas em hipermercados, centros de jardinagem e lojas agrícolas. Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores! Se gostou deste artigo, leia também: Aprenda a cuidar das margaridas do seu jardim Petúnias – Aprenda a cuidar desta planta ornamental

Aprenda a plantar e a cuidar de sardinheiras

Peónias – aprenda a cuidar destas flores tão especiais

Glicínia – cuidados a ter com esta trepadeira ornamental

Como mudar as cores das hortênsias

Plantas tradicionais dos jardins portugueses

Aprenda a plantar e a cuidar de cravinas

Petúnias – Aprenda a cuidar desta planta ornamental

Amores-perfeitos - Aprenda a plantar e a cuidar das suas flores!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *